Itinerâncias formativas: estágio e práticas em contextos de aprendizagens colaborativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15131

Palavras-chave:

Aprendizagens colaborativas, Estágio, Formação inicial, Práticas

Resumo

Este estudo apresenta as ações relacionadas ao estágio e às práticas em contextos profissionais na formação universitária das licenciandas do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Sergipe/Campus Professor Alberto Carvalho, inserindo-se no componente curricular Estágio Supervisionado IV, com vistas a discutir sobre as itinerâncias e a apropriação de aprendizagens em redes colaborativas para a atuação no campo da gestão e dos diferentes espaços e tempos pedagógicos da escola básica numa abordagem inter e transdisciplinar. A trilha metodológica seguiu os princípios da intervenção, baseada em problemáticas do cotidiano de cinco unidades de ensino públicas das redes estadual e municipal, envolvendo a participação de 23 estagiárias e o apoio de membros do PET Educação – Conexão de Saberes, do Grupo de Aprendizagem e Ensino de Física (GAEF) e do Grupo de Pesquisa Relicário. Os resultados sinalizaram que as itinerâncias formativas (re)construídas pelos envolvidos promoveram impactos no campo do desenvolvimento humano e social das escolas e da própria UFS, haja vista aproximar as diversas realidades, potencializar o trabalho colaborativo, criar espaços de diálogos e autonomia entre os atores.

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Biografia do Autor

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e da Graduação pelo Departamento de Educação/Campus Professor Alberto Carvalho. Tutora bolsista do PET Educação – Conexão do Saberes (UFS/FNDE). Doutorado em Educação (PUCRS).

Mateus Henrique Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED).

Josevânia Teixeira Guedes, Faculdade Pio Décimo (FPD), Aracaju – SE

Professora dos cursos de licenciatura em Química e Pedagogia. Doutorado em Educação (UNIT). Bolsista pelo Programa Residência Pedagógica (Capes).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

NASCIMENTO, M. B. da C.; SANTOS, M. H. S.; GUEDES, J. T. Itinerâncias formativas: estágio e práticas em contextos de aprendizagens colaborativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1807–1822, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15131. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15131. Acesso em: 25 out. 2021.