Itinerâncias formativas: estágio e práticas em contextos de aprendizagens colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15131Palavras-chave:
Aprendizagens colaborativas, Estágio, Formação inicial, PráticasResumo
Este estudo apresenta as ações relacionadas ao estágio e às práticas em contextos profissionais na formação universitária das licenciandas do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Sergipe/Campus Professor Alberto Carvalho, inserindo-se no componente curricular Estágio Supervisionado IV, com vistas a discutir sobre as itinerâncias e a apropriação de aprendizagens em redes colaborativas para a atuação no campo da gestão e dos diferentes espaços e tempos pedagógicos da escola básica numa abordagem inter e transdisciplinar. A trilha metodológica seguiu os princípios da intervenção, baseada em problemáticas do cotidiano de cinco unidades de ensino públicas das redes estadual e municipal, envolvendo a participação de 23 estagiárias e o apoio de membros do PET Educação – Conexão de Saberes, do Grupo de Aprendizagem e Ensino de Física (GAEF) e do Grupo de Pesquisa Relicário. Os resultados sinalizaram que as itinerâncias formativas (re)construídas pelos envolvidos promoveram impactos no campo do desenvolvimento humano e social das escolas e da própria UFS, haja vista aproximar as diversas realidades, potencializar o trabalho colaborativo, criar espaços de diálogos e autonomia entre os atores.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
FRANCO, M. E. D. P. Gestão e modelos da educação superior. In: MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia Pedagogia Universitária. Glossário. Brasília: Inep/Ries, 2006. v. 2. Disponível em: http://www.furb.br/proen/new/docs/Enciclopedia_Pedagogia.PDF. Acesso em: 15 ago. 2020.
LUCK, H. Fundamentação e princípios da educação e da gestão escolar. In: LUCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 15-30.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000.
NASCIMENTO, M. B. C.; OLIVEIRA, L. C. Eras da Pesquisa no Contexto das Redes Colaborativas na Educação Superior. Revista Educação Unisinos, v. 23, n. 4, out./dez. 2019.
OLIVEIRA, J. S. GUIMARÃES, M. C. M. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, Goiás, v. 1, n. 1, jan. 2013.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão de professor. Portugal: Porto, 1999. p. 63-92.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, P. L. (org.) Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR - PR, 2014.
VIEIRA, S. R. Docência, gestão e conhecimento: conceitos articuladores do novo perfil do pedagogo instituído pela resolução CNE/CP N. 01/2006. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 44, p. 131-155, dez. 2011.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marilene Batista da Cruz Nascimento, Mateus Henrique Silva Santos, Josevânia Teixeira Guedes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.