Itinerâncias formativas: estágio e práticas em contextos de aprendizagens colaborativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15131

Palavras-chave:

Aprendizagens colaborativas, Estágio, Formação inicial, Práticas

Resumo

Este estudo apresenta as ações relacionadas ao estágio e às práticas em contextos profissionais na formação universitária das licenciandas do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Sergipe/Campus Professor Alberto Carvalho, inserindo-se no componente curricular Estágio Supervisionado IV, com vistas a discutir sobre as itinerâncias e a apropriação de aprendizagens em redes colaborativas para a atuação no campo da gestão e dos diferentes espaços e tempos pedagógicos da escola básica numa abordagem inter e transdisciplinar. A trilha metodológica seguiu os princípios da intervenção, baseada em problemáticas do cotidiano de cinco unidades de ensino públicas das redes estadual e municipal, envolvendo a participação de 23 estagiárias e o apoio de membros do PET Educação – Conexão de Saberes, do Grupo de Aprendizagem e Ensino de Física (GAEF) e do Grupo de Pesquisa Relicário. Os resultados sinalizaram que as itinerâncias formativas (re)construídas pelos envolvidos promoveram impactos no campo do desenvolvimento humano e social das escolas e da própria UFS, haja vista aproximar as diversas realidades, potencializar o trabalho colaborativo, criar espaços de diálogos e autonomia entre os atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e da Graduação pelo Departamento de Educação/Campus Professor Alberto Carvalho. Tutora bolsista do PET Educação – Conexão do Saberes (UFS/FNDE). Doutorado em Educação (PUCRS).

Mateus Henrique Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED).

Josevânia Teixeira Guedes, Faculdade Pio Décimo (FPD), Aracaju – SE

Professora dos cursos de licenciatura em Química e Pedagogia. Doutorado em Educação (UNIT). Bolsista pelo Programa Residência Pedagógica (Capes).

Referências

BACHELARD, G. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

FRANCO, M. E. D. P. Gestão e modelos da educação superior. In: MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia Pedagogia Universitária. Glossário. Brasília: Inep/Ries, 2006. v. 2. Disponível em: http://www.furb.br/proen/new/docs/Enciclopedia_Pedagogia.PDF. Acesso em: 15 ago. 2020.

LUCK, H. Fundamentação e princípios da educação e da gestão escolar. In: LUCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 15-30.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000.

NASCIMENTO, M. B. C.; OLIVEIRA, L. C. Eras da Pesquisa no Contexto das Redes Colaborativas na Educação Superior. Revista Educação Unisinos, v. 23, n. 4, out./dez. 2019.

OLIVEIRA, J. S. GUIMARÃES, M. C. M. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, Goiás, v. 1, n. 1, jan. 2013.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão de professor. Portugal: Porto, 1999. p. 63-92.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, P. L. (org.) Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR - PR, 2014.

VIEIRA, S. R. Docência, gestão e conhecimento: conceitos articuladores do novo perfil do pedagogo instituído pela resolução CNE/CP N. 01/2006. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 44, p. 131-155, dez. 2011.

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.

Publicado

01/07/2021

Como Citar

NASCIMENTO, M. B. da C.; SANTOS, M. H. S.; GUEDES, J. T. Itinerâncias formativas: estágio e práticas em contextos de aprendizagens colaborativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1807–1822, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15131. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15131. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos