A importância do controle da evasão na Educação à Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15509

Palavras-chave:

Evasão, Educação, Ensino, Ferramentas, Estratégias

Resumo

Mesmo com o avanço tecnológico cada vez maior no EAD, não foi eficiente para conter o número de evasão. Trabalhar a educação a distância não é simples, sendo necessária uma metodologia de ensino em sinergia com as ferramentas de navegação, simples de serem absorvidas pelos alunos e que venham a criar uma interação entre docentes e discentes que são os grandes atores do ensino. O objetivo do estudo é o de conhecer os principais fatores que contribuem para a evasão no EAD e apresentar estratégias em seu controle. Realizou-se um estudo mesclado, quantitativo e qualitativo, questionário online para os coordenadores e professores responderem com a finalidade de entender o que vem sendo feito no combate à evasão. Foi também realizada pesquisa bibliográfica e análise documental com o propósito de melhor entender o objeto investigado.

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Biografia do Autor

Jorge Vieira da Rocha, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro – RJ

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro – RJ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFRJ).

Referências

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

ROCHA, J. V. da; SANTOS, S. R. M. dos. A importância do controle da evasão na Educação à Distância. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2701–2719, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.15509. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15509. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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