Desafios do ensino remoto de matemática durante a pandemia da covid-19: uma revisão sistemática de literatura
Palavras-chave:
Ensino remoto, Matemática, DesafiosResumo
A pandemia da COVID-19 fez surgir a necessidade de isolamento social, ocasionando o fechamento das escolas, que, para não pararem suas atividades, aderiram ao formato remoto de ensino. Tal formato exigiu uma reconfiguração das aulas e metodologias de ensino adotadas pelos professores, trazendo, consequentemente, inúmeros desafios. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os desafios enfrentados por docentes para o ensino remoto de Matemática durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura em artigos publicados entre os anos de 2020 e 2021. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem quantitativa. Como resultados, evidenciou-se que os docentes de Matemática utilizaram diversas ferramentas para o ensino remoto, sendo as mais recorrentes as plataformas de videoconferência, o aplicativo WhatsApp e videoaulas pelo YouTube.
Downloads
Referências
CAETANO, M. A. G. Em tempos de ensino remoto: praticando Matemática no Google Forms a partir de um boletim epidemiológico sobre o Coronavírus-Covid-19. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2004, ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4856.
CAMPOS, C. B. D. et al. Programa de melhoria da proficiência e a formação continuada de professores que ensinam Matemática na Rede Municipal de Cuiabá. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 7, p. e8710716328, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16328.
CORRÊA, J. N. P.; BRANDEMBERG, J. C. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de Matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Revista REAMEC, Cuiabá, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176.
DALTOÉ, T. et al. Uso de tecnologias no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estado da arte. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do Iguaçu, v. 5, n. 4, p. 1-13, 2019. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1254.
FELCHER, C. D.; PINTO, A. C. M.; FOLMER, V. Tendências em tecnologias digitais no ensino da Matemática reveladas no EBRAPEM. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 001-022, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p001-022. Disponível em https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/39080. Acesso em: 15 set. 2021.
FERREIRA, L. A. et al. Ensino de Matemática e Covid-19: práticas docentes durante o ensino remoto. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247850.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 21 out. 2021.
GONÇALVES, F. S. L.; CUNHA, D. S. O Ensino Remoto Emergencial e o ensino da Matemática: percepção dos estudantes e professores de Matemática durante a pandemia do novo coronavírus na cidade de Desterro-PB. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. e1505, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1505.
LEITE, N. M.; LIMA, E. G. O.; CARVALHO, A. B. G. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da Covid-19 em Pernambuco. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2020.
MARCON, N.; REBECHI, R. R. A diferença entre ensino remoto emergencial e ensino a distância. Debate Terminológico, Porto Alegre, n. 18, p. 92-100, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/riterm/article/view/109402. Acesso em: 02 out. 2021.
MORAES, E. M.; COSTA, W. C. L.; PASSOS, V. M. A. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam Matemática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 2, p. e029, maio/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109.
MORAIS, I. O. D. et al. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571151. Acesso em: 12 ago. 2021.
MOREIRA, P. R.; FIDALGO, F. S. R.; COSTA, E. A. S. Mídias digitais no ensino da Matemática. ReviSeM, Itabaiana, v. 5, n. 2, p. 56-70, 2020. DOI: https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12232. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232. Acesso em: 15 set. 2021.
NOGUEIRA, C. M. I.; PAVANELLO, R. M.; OLIVEIRA, L. A. Uma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: BRANDT, C. F.; MORETTI, M. T. (org.). Ensinar e aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. p. 15-38. http://doi.org/10.7476/9788577982158.0002.
ROCHA, P. S. R.; RAMOS, C. V.; BRASIL, T. A. A utilização de softwares no ensino de Matemática para Ensino Fundamental e Médio. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4., 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 40-49. DOI: http://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8874. Disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/8874. Acesso em: 16 set. 2021.
SANCHOTENE, I. J. et al. Competências digitais docentes e o processo de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. e1303, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303.
SIQUEIRA, C. F. R. Pixel a pixel: contribuições para o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. In: SANCHEZ JÚNIOR, S. L.; SOUZA, P. F. C.; MIKUSKA, M. I. S. (org.). Ensino da Matemática: ressignificando o ensinar e o aprender na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba, PR: Bagai, 2020. p. 113-123.
SOUSA, F. G. A.; FERNANDES, F. R. Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2021.
SOUZA, L. R.; SOARES, E. B. S.; OLIVEIRA, G. F. B. Ensinando Matemática financeira com tecnologias: uma experiência utilizando laboratório rotacional em tempos de ensino remoto. RPEM, Campo Mourão, v. 10, n. 22, p. 551-570, maio/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.551-570.
TAMAYO, C.; SILVA, M. T. Desafios e possibilidades para a Educação (Matemática) em tempos de Covid-19 numa escola em crise. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 13, n. 1, p. 1-10, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.