Publicações sobre TPACK no Brasil entre 2018 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17024Palavras-chave:
Base do conhecimento de ensino, Educação, Saberes docentes, ShulmanResumo
A pandemia da Covid-19 ocasionou modificações nos processos educacionais brasileiros, logo, professores e professoras em formação depararam-se com dificuldades sobre a abordagem pedagógica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Dessa forma, discussões sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK), foco de pesquisas no Brasil desde 2009, intensificam-se, principalmente, quanto à formação inicial e continuada de professores, o ensino e aprendizagem com a integração das TDIC. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as publicações sobre o TPACK, no Brasil de 2018 a 2021, procurando responder: quais estudos e/ou revisões publicados e sua tipologia sobre o tema? qual o ano com maior número de publicações? O corpus de análise constituiu-se de 45 trabalhos (artigos, dissertações e teses) encontrados nas bases de dados de acesso aberto. A pesquisa apresenta ainda, revisões bibliográficas anteriores realizando um cruzamento de dados e discussões.
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