Publicações sobre TPACK no Brasil entre 2018 e 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17024

Palavras-chave:

Base do conhecimento de ensino, Educação, Saberes docentes, Shulman

Resumo

A pandemia da Covid-19 ocasionou modificações nos processos educacionais brasileiros, logo, professores e professoras em formação depararam-se com dificuldades sobre a abordagem pedagógica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Dessa forma, discussões sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK), foco de pesquisas no Brasil desde 2009, intensificam-se, principalmente, quanto à formação inicial e continuada de professores, o ensino e aprendizagem com a integração das TDIC. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as publicações sobre o TPACK, no Brasil de 2018 a 2021, procurando responder: quais estudos e/ou revisões publicados e sua tipologia sobre o tema? qual o ano com maior número de publicações? O corpus de análise constituiu-se de 45 trabalhos (artigos, dissertações e teses) encontrados nas bases de dados de acesso aberto. A pesquisa apresenta ainda, revisões bibliográficas anteriores realizando um cruzamento de dados e discussões.

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Biografia do Autor

Cláudia Elizandra Lemke, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação nas Ciências.

Maria Cristina Pansera-de-Araujo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Doutorado em Genética e Biologia Molecular (UFRGS).

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Publicado

07/08/2023

Como Citar

LEMKE, C. E.; PANSERA-DE-ARAUJO, M. C. Publicações sobre TPACK no Brasil entre 2018 e 2021. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023045, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17024. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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