A construção do conhecimento histórico pelos alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17449Palavras-chave:
Ensino de história, Letramento, Ensino médio, Tecnologia educacionalResumo
O artigo focaliza a prática de letramento na construção do conhecimento histórico pelos alunos do Ensino Médio considerando alternativas metodológicas para a aprendizagem histórica mediado pelo professor e pelas tecnologias digitais. O objetivo é analisar como estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Curitiba desenvolvem a aprendizagem do conhecimento histórico. O processo de ensino e aprendizagem está fundamentado epistemologicamente na concepção da construção do conhecimento histórico de Rüsen (2001, 2006, 2007, 2009, 2011, 2015). A metodologia da investigação é de abordagem qualitativa e os dados foram registrados por meio de diário de bordo. As análises apontam que o conhecimento histórico é elaborado pelos estudantes de forma colaborativa e cooperativa mediado pelo contexto de vida, pelas intervenções do professor e facilitado pelas tecnologias digitais. Os estudantes compreendem que a inserção de recursos tecnológicos digitais ajuda no letramento e na construção do conhecimento histórico.
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