A construção do conhecimento histórico pelos alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17449

Palavras-chave:

Ensino de história, Letramento, Ensino médio, Tecnologia educacional

Resumo

O artigo focaliza a prática de letramento na construção do conhecimento histórico pelos alunos do Ensino Médio considerando alternativas metodológicas para a aprendizagem histórica mediado pelo professor e pelas tecnologias digitais. O objetivo é analisar como estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Curitiba desenvolvem a aprendizagem do conhecimento histórico. O processo de ensino e aprendizagem está fundamentado epistemologicamente na concepção da construção do conhecimento histórico de Rüsen (2001, 2006, 2007, 2009, 2011, 2015). A metodologia da investigação é de abordagem qualitativa e os dados foram registrados por meio de diário de bordo. As análises apontam que o conhecimento histórico é elaborado pelos estudantes de forma colaborativa e cooperativa mediado pelo contexto de vida, pelas intervenções do professor e facilitado pelas tecnologias digitais. Os estudantes compreendem que a inserção de recursos tecnológicos digitais ajuda no letramento e na construção do conhecimento histórico.

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Biografia do Autor

Cleber Bianchessi, Centro Universitário Internacional

Doutorando em Educação e Novas Tecnologias.

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional

Professora. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

BIANCHESSI, C.; ROMANOWSKI, J. P. A construção do conhecimento histórico pelos alunos do Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023040, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17449. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17449. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos