Políticas internacionais de educação
Reflexões críticas sobre formação continuada de professoras alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17772Palavras-chave:
Alfabetização, Formação de professores, PNAIC, Políticas educacionaisResumo
O artigo apresenta reflexões críticas sobre a formação continuada de professoras alfabetizadoras em cotejo com as políticas internacionais de educação e alfabetização. A pesquisa teve como objetivo conhecer como os efeitos das orientações dos organismos internacionais para a educação e alfabetização se manifestam no discurso das participantes da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizada no município de Santa Cruz Cabrália, BA. A metodologia adotada é a abordagem qualitativa, cujo método é tomado na perspectiva dialética, em aproximação com a corrente de pensamento marxista e os pressupostos da Teoria Crítica. O procedimento utilizado foi a entrevista semiestruturada com participantes da formação continuada do PNAIC. Os resultados indicam que, por um lado, se a formação continuada sofreu os efeitos da política neoliberal que desenhava o PNAIC, por outro, a ação formativa se associou ao que demandam as escolas no esforço de transformação da realidade objetiva.
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