Políticas internacionais de educação

Reflexões críticas sobre formação continuada de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17772

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação de professores, PNAIC, Políticas educacionais

Resumo

O artigo apresenta reflexões críticas sobre a formação continuada de professoras alfabetizadoras em cotejo com as políticas internacionais de educação e alfabetização. A pesquisa teve como objetivo conhecer como os efeitos das orientações dos organismos internacionais para a educação e alfabetização se manifestam no discurso das participantes da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizada no município de Santa Cruz Cabrália, BA. A metodologia adotada é a abordagem qualitativa, cujo método é tomado na perspectiva dialética, em aproximação com a corrente de pensamento marxista e os pressupostos da Teoria Crítica. O procedimento utilizado foi a entrevista semiestruturada com participantes da formação continuada do PNAIC. Os resultados indicam que, por um lado, se a formação continuada sofreu os efeitos da política neoliberal que desenhava o PNAIC, por outro, a ação formativa se associou ao que demandam as escolas no esforço de transformação da realidade objetiva.

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Biografia do Autor

Tarcyla Coelho de Souza Marinho, Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz Cabrália

Coordenadora Pedagógica. Doutoranda em Educação (UFBA).

Liane Castro de Araujo, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta. Departamento de Educação II. Docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFBA).

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

MARINHO, T. C. de S.; ARAUJO, L. C. de. Políticas internacionais de educação: Reflexões críticas sobre formação continuada de professoras alfabetizadoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023146, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17772. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17772. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos