Práticas pedagógicas para sujeitos com diagnóstico de TDAH

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18471

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Letramento, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma revisão integrativa pautada na seguinte questão norteadora: “Quais práticas pedagógicas dirigidas para estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) são descritas na literatura da área educacional?”. A busca compreendeu artigos completos em língua portuguesa, publicados no período de 2014 a 2018, no Portal de Periódicos da CAPES. A análise dos pressupostos que fundamentaram os nove artigos selecionados indicou duas posições teóricas distintas: 1) centrada em questões orgânico-funcionais e emocionais dos estudantes com TDAH, denominada ‘medicalizante’; 2) voltada para aspectos de história, cultura e interações sociais, designada ‘contextualizada’. Observou-se que, embora as práticas contextualizadas avancem na direção de um planejamento pedagógico voltado à heterogeneidade do público estudantil e promoção do letramento, há escassez de publicações pautadas nesta abordagem. Nessa direção, aponta-se para a necessidade de mais pesquisas considerando a perspectiva sócio-histórica, a fim de expandir o debate sobre o tema estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Labes da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagoga no Instituto Federal do Panará. Mestrado em Distúrbios da Comunicação (UTP).

Rita de Cassia Fernandes Signor, Hospital Infantil Joana de Gusmão

Fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Doutorado em Linguística (UFSC).

Rita Tonocchi, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorado em Estudos Linguísticos (UFPR).

Referências

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002. Acesso em: 25 jul. 2022.

AMÉRICO, C. D. P.; KAPPEL, N. R. R.; BERLEZE, A. A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v.17, n.2, p.150-156, 2016. DOI: 10.17058/cinergis.v17i2.7747. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7747. Acesso em: 25 jul. 2022.

ARAÚJO, L. A.; ANJOS, C. I.; PEREIRA, F. H. E quando a criança não corresponde às expectativas da escola? Reflexões sobre a relação com a família na busca por um diagnóstico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 5, p. 2899-2915, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14565. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14565. Acesso em: 25 jul. 2022.

ARRUDA, M. A.; ALMEIDA, M. (org.). Cartilha de inclusão escolar: Inclusão baseada em evidências científicas. 2014. Disponível em: https://www.andislexia.org.br/cartilha.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BISHOP, D. V. M. Cerebellar Abnormalities in Developmental Dyslexia: Cause, Correlate or Consequence? Cortex: A Journal Devoted to the Study of the Nervous System and Behavior, v. 38, n.4, p. 491-498, 2002. DOI: 10.1016/s0010-9452(08)70018-2. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12465664/. Acesso em: 25 jul. 2022.

BISHOP, D. V. M. Curing dyslexia and attention-deficit hyperactivity disorder by training motor co-ordination: Miracle or myth? J Pediatr Child Health, v. 43, n. 10, p. 653-55, 2007. DOI: 10.1111/j.1440-1754.2007.01225.x. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2835859/. Acesso em: 25 jul. 2022.

CALIMAN, L. V. Os bio-diagnósticos na era das cidadanias biológicas. In: COLLARES, C. L.; MOYSÉS, M. A. A.; RIBEIRO, M. F. (org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos. São Paulo: Mercado de Letras, 2013. p. 119-133.

CORDEIRO, S. M. N.; YAEGASHI, S. F. R.; OLIVEIRA, L. V. Representações Sociais sobre TDAH e Medicalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 1011-1027, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.10883. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10883. Acesso em: 25 jul. 2022.

COSTA, C. R.; AMPARO, M. A. M.; SEABRA JUNIOR, M. O. Capacitação de pais e professores de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade: implementação em parceria colaborativa. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 12, n. 4, p.139-145, 2015. ISSN: 1809-8207. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1526. Acesso em: 25 jul. 2022.

COSTA, C. R.; MOREIRA, J. C. C.; SEABRA JUNIOR, M. O. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH em aulas de educação física. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 1, p. 111-126, 2015. DOI: 10.1590/S1413-65382115000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/bv9tRkHHtGWrHqp9KXhS7Bw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2022.

CRUZ, M. G. A.; OKAMOTO, M. Y.; FERRAZZA, D. A. O caso Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação: uma análise a partir do relato de pais e professores. Interface - Comunicação Saúde Educação, v. 20, n. 58, p. 703-14, 2016. DOI: 10.1590/1807-57622015.0575. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/8wZkDY9NRYkHMRMtrwRw5gc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2022.

DORE, W. Dyslexia: The Miracle Cure. London: John Blake Publishing, 2006.

DUNKER, C. I. L. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Bomtempo, 2015.

LABES, K. Práticas escolares e constituição dos sujeitos a partir do diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2020. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.

LEITE, S. A. S. A construção da escola pública democrática: algumas reflexões sobre a política educacional. In: SOUZA, B. Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 281-306.

LEITE, S. A. S. (org.). Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

LIMA, C. C.; ALBUQUERQUE, G. Avaliação de linguagem e co-morbidade com Transtornos de Linguagem. In: ROHDE, L.; MATTOS, P. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 117-142.

LUSTOSA, S. S. et al. Análise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso. Rev. CEFAC, v. 18, n. 4, p. 1008-1019, 2016. DOI: 10.1590/1982-021620161843716. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/wSDhsrbRs54bPKbqhFRRtzK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2022.

MEIRA, M. E. M. Para uma crítica da medicalização na educação. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 1, p. 136-42, 2012. DOI: 10.1590/S1413-85572012000100014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/30278. Acesso em: 25 jul. 2022.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, v. 17, n. 4, p. 758-64, 2008. DOI: 10.1590/S0104-07072008000400018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ. Acesso em: 25 jul. 2022.

MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Caderno CEDES (Revista Impressa), Campinas, SP, n. 28, p. 31-77, 1992.

NATAL, R. M. P. Escrita e sujeito na escola: processos de significação a partir do discurso pedagógico. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

RAMUS, F. Developmental dyslexia: Specifc phonological deficit or general sensoriomotor dysfunction? Current Opinion in Neurobiology. v. 13, p. 212-18, 2003. DOI: 10.1016/s0959-4388(03)00035-7. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12744976/. Acesso em: 25 jul. 2022.

SIGNOR, R.; LISBOA, L.; RIESINGER, M. C.; ALTHAUS, S. A clínica da aprendizagem: Abordagem não medicalizante. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022.

SIGNOR, R. C. F.; BERBERIAN, A. P; SANTANA, A. P. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 3, p. 743-763, 2017. DOI: 10.1590/S1517-9702201610146773. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/zJX54HZ6LJqPb4s3nfGF6tb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2022.

SIGNOR, R.; SANTANA, A. P. TDAH e Medicalização: implicações sobre neurolinguísticas e educacionais do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade. São Paulo: Plexus, 2016.

SILVA, S. B.; DIAS, M. A. D. TDAH na escola: estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula. Revista Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 105–114, 2014. DOI: 10.30681/reps.v5i4.9575. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9575. Acesso em: 25 jul. 2022.

SILVA, A. R. O. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: as dificuldades de aprendizagens. Revista Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–51, 2015. DOI: 10.30681/reps.v6i2.9664. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9664. Acesso em: 25 jul. 2022.

SILVA, V. P. D. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um olhar pedagógico. Revista Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 223–231, 2015. DOI: 10.30681/reps.v6i4.9733. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9733. Acesso em: 25 jul. 2022.

SOUZA, M. A. M. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Revista Even. Pedagóg, v. 7, n. 3, p. 1219-1232, 2016. ISSN: 2236-3162. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9903. Acesso em: 25 jul. 2022.

UNTOIGLICH, G. Usos biopolíticos do suposto Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: que lugar para o sofrimento psíquico na infância? In: COLLARES, C.; MOYSÉS, M.; RIBEIRO, M. (org.) Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos. São Paulo: Mercado de Letras, p. 119-132, 2013.

VIEIRA, S. K.; TONOCCHI, R. C.; BERBERIAN, A. P. Promoção do Letramento versus medicalização no ensino superior: contribuições de uma abordagem fonoaudiológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 5, p. 2967-2984, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14569. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14569. Acesso em: 25 jul. 2022.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

SILVA, K. L. da; SIGNOR, R. de C. F.; TONOCCHI, R. Práticas pedagógicas para sujeitos com diagnóstico de TDAH: Uma revisão integrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023072, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18471. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.