Práticas pedagógicas para sujeitos com diagnóstico de TDAH

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18471

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Letramento, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma revisão integrativa pautada na seguinte questão norteadora: “Quais práticas pedagógicas dirigidas para estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) são descritas na literatura da área educacional?”. A busca compreendeu artigos completos em língua portuguesa, publicados no período de 2014 a 2018, no Portal de Periódicos da CAPES. A análise dos pressupostos que fundamentaram os nove artigos selecionados indicou duas posições teóricas distintas: 1) centrada em questões orgânico-funcionais e emocionais dos estudantes com TDAH, denominada ‘medicalizante’; 2) voltada para aspectos de história, cultura e interações sociais, designada ‘contextualizada’. Observou-se que, embora as práticas contextualizadas avancem na direção de um planejamento pedagógico voltado à heterogeneidade do público estudantil e promoção do letramento, há escassez de publicações pautadas nesta abordagem. Nessa direção, aponta-se para a necessidade de mais pesquisas considerando a perspectiva sócio-histórica, a fim de expandir o debate sobre o tema estudado.

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Biografia do Autor

Karina Labes da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagoga no Instituto Federal do Panará. Mestrado em Distúrbios da Comunicação (UTP).

Rita de Cassia Fernandes Signor, Hospital Infantil Joana de Gusmão

Fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Doutorado em Linguística (UFSC).

Rita Tonocchi, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorado em Estudos Linguísticos (UFPR).

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

SILVA, K. L. da; SIGNOR, R. de C. F.; TONOCCHI, R. Práticas pedagógicas para sujeitos com diagnóstico de TDAH: Uma revisão integrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023072, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18471. Acesso em: 2 maio. 2024.

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