Práticas de Letramentos na Educação do Campo e na Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18483Palavras-chave:
Letramentos Sociais, Educação do Campo, Educação AmbientalResumo
O objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de letramentos sociais a partir de estudos bibliográficos e estabelecer diálogos com a Educação do Campo e a Educação Ambiental, tomando como referência as investigações realizadas no Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (Nupecamp), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Reúne resultados de pesquisas documentais, bibliográficas e trabalhos empíricos realizados em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no período de 2010 a 2022. Este estudo possui como referência central a concepção de letramentos sociais, a partir de Street (2014), e abre diálogos com Tfouni (2006, 2010). O percurso metodológico privilegiou a abordagem qualitativa, exploratória e o procedimento bibliográfico. Conclui-se que a Educação do Campo e a Educação Ambiental compõem as práticas sociais e as políticas que fundamentam o letramento social em uma perspectiva crítica.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. C. de. Educação Ambiental nos Colégios de Assentamentos organizados no MST: Tendências conservadoras e crítica. 2019. 191 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
ASSOLINI, F. E. P.; TFOUNI, L. V. Letramento e trabalho pedagógico. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n. 1, 2006.
BACK, G. C. Educação ambiental na educação infantil: percursos, processos e práticas evidenciadas em centros municipais de educação infantil. 2021. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
BUCZENKO, G. L. Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental. 2017. 342 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
CAETANO, M. Z. A. A prática avaliativa no município de Paranaguá: um estudo em escolas de turmas multisseriadas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
CARBONIERI, D. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
COSTA, M. H. Educação Ambiental em escola de ensino médio localizada no campo do município de Rio Branco do Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
CRUZ, R. A. da. Educação e contradição: disputas político-pedagógicas em torno da escola pública do campo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.
CRUZ, R. A. da. Reestruturação do projeto político-pedagógico das escolas municipais localizadas no campo no município de Tijucas do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
DEBORTOLI, S. F. B. A escola pública da classe trabalhadora: contribuições de Miguel Arroyo, Paulo Freire e Roseli Caldart. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
FEDATO, R. B. Influência da pedagogia socialista soviética nas práticas pedagógicas das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
FONTANA, M. I. O letramento de professores de escolas localizadas no campo na Região Metropolitana de Curitiba. In: SOUZA, M. A. de (org.). Escolas públicas no/do campo: letramento, formação de professores e prática pedagógica. Curitiba: UTP, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONÇALVES PINTO, D. Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: estudo dos Anos Iniciais no município de Araucária. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.
HEATH, S.B. Protean shapes in literacyevents. In: TANNEN, D. (org.). Spoken and written language. Exploring Orality Literacy. Norwood, New Jersey: Ablex, 1982. p. 91-117.
KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.
KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11.ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.
KUSMAN, R. A. A Educação Ambiental nas Práticas Educativas dos Professores das Escolas Localizadas no Campo da Rede Municipal de Ensino de Contenda. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014.
LOPES, S. I. A. Entre o que se fala e o que se cala na Educação Especial nas escolas do campo: inclusão e contradição. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
MACHADO, R. das D. A cultura como matriz pedagógica nas escolas do campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
MORTATTI, M. R. Educação e Letramento. São Paulo: Unesp, 2004.
PIANOVSKI, R. B. O jogo como atividade propiciadora de processos de mediação da aprendizagem entre alunos de escola rural com classes multisseriadas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.
PIANOVSKI, R. B. Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
POLON, S. A. M. A regulação e a emancipação em escolas públicas localizadas no campo. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
RODRIGUES, F. A. F. A prática pedagógica em turmas multisseriadas: desafios no processo de transgressão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTOS, L. S. V. dos. A Prática Pedagógica Socioambiental na Escola Localizada no Campo na Região Metropolitana de Curitiba. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
SILVA, E. de S. Práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento: estudo em uma escola do campo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
SILVA, M. A. B. da; AZEVEDO, C. Letramento: processos educacionais no contexto social e político. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2138–2154, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8816. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8816. Acesso em: 14 out. 2022.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOUZA, M. A. A Educação do Campo no Brasil. In: SOUZA, E. C.; CHAVES, V. L. J. (org.). Documentação, memória e história da educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. Tubarão: Copiart, 2016a. v. 1, p. 133-157.
SOUZA, M. A. de (org.). Escolas públicas no/do campo: letramento, formação de professores e prática pedagógica. Curitiba: UTP, 2016b. Disponível em https://app.utp.br/cadernosdepesquisa/arquivos/Livrocoletivoescolaspublicas2016.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.
SOUZA, M. A. de; PAULA, R. A. da C. PRONERA: da política pública à práxis pedagógica nas escolas do campo. Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 359-373, maio/ago. 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72158/38620. Acesso em 10. out. 2022.
SOUZA, M. A. de; PIANOVSKI, R. B. (org.). Retratos da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná: campo, sujeitos e escola pública. Curitiba: UTP, 2019. Disponível em https://utp.br/wp-content/uploads/2019/05/ebook_retratos_paisagem_CC.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge University Press, 1993.
STREET, B.V. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Harow: Pearson, 1995.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. V. Letramento como prática social. Entrevista Blog da Parábola Editorial, 22 jun. 2017. São Paulo: Parábola Editorial, 2017. Disponível em https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/letramento-como-pratica-social Acesso em: 10 out. 2022.
TELES MARIA, F. de A. A prática pedagógica com o uso de livros didáticos em escolas localizadas no campo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 47).
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
VEIGA, A. A. Prática pedagógica na perspectiva do letramento em escola pública no/do campo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Alzira Leite , Maria Arlete Rosa, Maria Antônia Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.