Práticas de Letramentos na Educação do Campo e na Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18483

Palavras-chave:

Letramentos Sociais, Educação do Campo, Educação Ambiental

Resumo

O objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de letramentos sociais a partir de estudos bibliográficos e estabelecer diálogos com a Educação do Campo e a Educação Ambiental, tomando como referência as investigações realizadas no Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (Nupecamp), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Reúne resultados de pesquisas documentais, bibliográficas e trabalhos empíricos realizados em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no período de 2010 a 2022. Este estudo possui como referência central a concepção de letramentos sociais, a partir de Street (2014), e abre diálogos com Tfouni (2006, 2010). O percurso metodológico privilegiou a abordagem qualitativa, exploratória e o procedimento bibliográfico. Conclui-se que a Educação do Campo e a Educação Ambiental compõem as práticas sociais e as políticas que fundamentam o letramento social em uma perspectiva crítica.

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Biografia do Autor

Maria Alzira Leite , Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UTP) e Docente Colaboradora da UNIVALI. Doutorado em Língua Portuguesa e Linguística (PUC Minas).

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora e editora da revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (UTP). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP).

Maria Antônia Souza, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UTP) e Docente do curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI/UEPG). Doutorado em Educação (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

LEITE , M. A.; ROSA, M. A.; SOUZA, M. A. Práticas de Letramentos na Educação do Campo e na Educação Ambiental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023083, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18483. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18483. Acesso em: 23 dez. 2024.