Uma experiência com a abordagem fenomenológica no Centro-Oeste

Autores

Palavras-chave:

Experiencia, fenomenologia, Hermenêutica

Resumo

Este relato é de uma experiência de inclusão de uma abordagem de pesquisa que também permitiu a inclusão de uma metodologia de ensino que está surgindo no ensino superior como estratégia de assimilação de conteúdos, além de buscar uma reflexão sobre as atividades propostas que também tem por finalidade acessar o a priori pré-lógico dos sujeitos envolvidos numa pesquisa bem como daqueles que frequentaram as aulas. Com a intenção de estudar alguns autores que preconizam o uso da abordagem fenomenológico-hermenêutica, foram selecionados textos que pretendem um encadeamento de ideias iniciais para que se reflita sobre a aplicação da Fenomenologia e da Hermenêutica, para uma introdução temática. Pensou-se uma disciplina cujo recorte incluiu autores clássicos e seus seguidores mais recentes, como Varela, Merleau-Ponty, Goethe, Steiner, Ortiz-Osés, Ricoeur, Bicudo e outros aos quais eles se remetem em sua exposição. O resultado esperado na disciplina foi alcançado na utilização do método de ensino enquanto o resultado na aplicação da metodologia na pesquisa é um trabalho em desenvolvimento a cada trabalho que se propõe a utilizar essa abordagem.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1948301

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Biografia do Autor

Rosely Aparecida Romanelli, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, Cáceres, MT, Brasil

outora Em Educação, Cultura e Organização pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutorado em Estudos avançados de cultura contemporânea – PACC-UFRJ – Programa Avançado de Cultura Contemporânea – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta nível VI na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

ROMANELLI, R. A. Uma experiência com a abordagem fenomenológica no Centro-Oeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19483, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19483. Acesso em: 18 maio. 2025.

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