Uma experiência com a abordagem fenomenológica no Centro-Oeste
Palavras-chave:
Experiencia, fenomenologia, HermenêuticaResumo
Este relato é de uma experiência de inclusão de uma abordagem de pesquisa que também permitiu a inclusão de uma metodologia de ensino que está surgindo no ensino superior como estratégia de assimilação de conteúdos, além de buscar uma reflexão sobre as atividades propostas que também tem por finalidade acessar o a priori pré-lógico dos sujeitos envolvidos numa pesquisa bem como daqueles que frequentaram as aulas. Com a intenção de estudar alguns autores que preconizam o uso da abordagem fenomenológico-hermenêutica, foram selecionados textos que pretendem um encadeamento de ideias iniciais para que se reflita sobre a aplicação da Fenomenologia e da Hermenêutica, para uma introdução temática. Pensou-se uma disciplina cujo recorte incluiu autores clássicos e seus seguidores mais recentes, como Varela, Merlau-Ponty, Goethe, Steiner, Ortiz-Osés, Ricoeur, Bicudo e outros aos quais eles se remetem em sua exposição. O resultado esperado na disciplina foi alcançado na utilização do método de ensino enquanto o resultado na aplicação da metodologia na pesquisa é um trabalho em desenvolvimento a cada trabalho que se propõe a utilizar essa abordagem.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1948301
Downloads
Referências
BICUDO, Mª da Graça Viggiani. FENOMENOLOGIA: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez Editora. 2000.
BICUDO, Mª da Graça Viggiani. PESQUISA QUALITATIVA segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez Editora. 2011.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Ensaios científicos: uma metodologia para o estudo da natureza. São Paulo: Barany Editora; Ad Verbum Editorial.2012.
MERLEAU-PONTY, Maurice. FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2018.
ORTIZ-OSÉS, ANDRÉS. HERMENÊUTICA, SENTIDO E SIMBOLISMO. In.: Araújo AF, Baptista FP. (coord.). Variações sobre o imaginário. Domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget. 2003
RICOEUR, Paul. A Função Hermenêutica do Distanciamento. In: Interpretação e Ideologias. São Paulo: Ed. Vozes. 2013.
STEINER, Rudolf. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goethiana. São Paulo: Ed. Antroposófica. 2004.
STEINER, Rudolf. A Filosofia da liberdade: fundamentos para uma cosmovisão moderna, resultados da observação interior segundo o método das ciências naturais. Curitiba: Juruá Editora. 2022.
STEDALL, Jonathan. Produção Cupola Productions. England: 2001. 2DVD´s
VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A Mente Incorporada: Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosely Aparecida Romanelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.