Uma experiência com a abordagem fenomenológica no Centro-Oeste

Autores

Palavras-chave:

Experiencia, fenomenologia, Hermenêutica

Resumo

Este relato é de uma experiência de inclusão de uma abordagem de pesquisa que também permitiu a inclusão de uma metodologia de ensino que está surgindo no ensino superior como estratégia de assimilação de conteúdos, além de buscar uma reflexão sobre as atividades propostas que também tem por finalidade acessar o a priori pré-lógico dos sujeitos envolvidos numa pesquisa bem como daqueles que frequentaram as aulas. Com a intenção de estudar alguns autores que preconizam o uso da abordagem fenomenológico-hermenêutica, foram selecionados textos que pretendem um encadeamento de ideias iniciais para que se reflita sobre a aplicação da Fenomenologia e da Hermenêutica, para uma introdução temática. Pensou-se uma disciplina cujo recorte incluiu autores clássicos e seus seguidores mais recentes, como Varela, Merlau-Ponty, Goethe, Steiner, Ortiz-Osés, Ricoeur, Bicudo e outros aos quais eles se remetem em sua exposição. O resultado esperado na disciplina foi alcançado na utilização do método de ensino enquanto o resultado na aplicação da metodologia na pesquisa é um trabalho em desenvolvimento a cada trabalho que se propõe a utilizar essa abordagem.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1948301

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Aparecida Romanelli, Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu – UNEMAT, Cáceres – MT, Brasil.

outora Em Educação, Cultura e Organização pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutorado em Estudos avançados de cultura contemporânea – PACC-UFRJ – Programa Avançado de Cultura Contemporânea – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta nível VI na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BICUDO, Mª da Graça Viggiani. FENOMENOLOGIA: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez Editora. 2000.

BICUDO, Mª da Graça Viggiani. PESQUISA QUALITATIVA segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez Editora. 2011.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Ensaios científicos: uma metodologia para o estudo da natureza. São Paulo: Barany Editora; Ad Verbum Editorial.2012.

MERLEAU-PONTY, Maurice. FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2018.

ORTIZ-OSÉS, ANDRÉS. HERMENÊUTICA, SENTIDO E SIMBOLISMO. In.: Araújo AF, Baptista FP. (coord.). Variações sobre o imaginário. Domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget. 2003

RICOEUR, Paul. A Função Hermenêutica do Distanciamento. In: Interpretação e Ideologias. São Paulo: Ed. Vozes. 2013.

STEINER, Rudolf. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goethiana. São Paulo: Ed. Antroposófica. 2004.

STEINER, Rudolf. A Filosofia da liberdade: fundamentos para uma cosmovisão moderna, resultados da observação interior segundo o método das ciências naturais. Curitiba: Juruá Editora. 2022.

STEDALL, Jonathan. Produção Cupola Productions. England: 2001. 2DVD´s

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A Mente Incorporada: Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.

Publicado

30/12/2024

Como Citar

ROMANELLI, R. A. Uma experiência com a abordagem fenomenológica no Centro-Oeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19483, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19483. Acesso em: 14 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.