A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8390Palavras-chave:
Docência. Autoridade. Alteridade.Resumo
O presente artigo propõe-se a levantar reflexões acerca da questão da autoridade inerente à atividade docente. Tal reflexão parte de referenciais teóricos de correntes e períodos históricos distintos, sem a preocupação necessária de abordá-los em uma sucessão linear. O enfoque se dá às dificuldades enfrentadas na tensão entre o ser amado e o ser temido e na difícil decisão a que, frequentemente, os professores, líderes em sala de aula, se sentem pressionados a tomar entre uma coisa e outra. Questiona-se, entretanto, a necessidade real desta possível escolha, com o objetivo geral de trazer à luz a importância de se pensar equilibradamente a autoridade como serviço à alteridade e à autonomia verdadeiras.
Downloads
Referências
ABRÃO, Bernadette Siqueira. História da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 4.ed. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.
CASTANHO, Sérgio. CASTANHO, Maria Eugênia. (orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.
FARIA, Marcos Roberto de. Ética e educação jesuítica no século XVI: formar soldados para Cristo. Revista Filosofia Capital. Brasília: v. 5, n. 11, p. 62-76, 2010. ISSN: 1982-6613.
FERRAREZI JR., Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
HOLANDA, Sérgio Buarque de, Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. 18.ed. Tradução de Maria Lúcia Cumo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. V. I. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Coleção Os Pensadores)
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 2.ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2011.
WINCH, Christopher. GINGELL, John. Dicionário de filosofia da educação. Tradução de Renato Marques de Oliveira. São Paulo: Contexto, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.