A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8390

Palavras-chave:

Docência. Autoridade. Alteridade.

Resumo

O presente artigo propõe-se a levantar reflexões acerca da questão da autoridade inerente à atividade docente. Tal reflexão parte de referenciais teóricos de correntes e períodos históricos distintos, sem a preocupação necessária de abordá-los em uma sucessão linear. O enfoque se dá às dificuldades enfrentadas na tensão entre o ser amado e o ser temido e na difícil decisão a que, frequentemente, os professores, líderes em sala de aula, se sentem pressionados a tomar entre uma coisa e outra. Questiona-se, entretanto, a necessidade real desta possível escolha, com o objetivo geral de trazer à luz a importância de se pensar equilibradamente a autoridade como serviço à alteridade e à autonomia verdadeiras.

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Biografia do Autor

Elvis Rezende Messias, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Professor do Instituto Filosófico São José (Diocese da Campanha/MG), da SEE/MG e do COOPEC/TC.

André Luiz Sena Mariano, Universidade Federal de Alfenas

 Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

MESSIAS, E. R.; MARIANO, A. L. S. A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 815–831, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8390. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8390. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos