A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade

Elvis Rezende Messias, André Luiz Sena Mariano

Resumo


O presente artigo propõe-se a levantar reflexões acerca da questão da autoridade inerente à atividade docente. Tal reflexão parte de referenciais teóricos de correntes e períodos históricos distintos, sem a preocupação necessária de abordá-los em uma sucessão linear. O enfoque se dá às dificuldades enfrentadas na tensão entre o ser amado e o ser temido e na difícil decisão a que, frequentemente, os professores, líderes em sala de aula, se sentem pressionados a tomar entre uma coisa e outra. Questiona-se, entretanto, a necessidade real desta possível escolha, com o objetivo geral de trazer à luz a importância de se pensar equilibradamente a autoridade como serviço à alteridade e à autonomia verdadeiras.


Palavras-chave


Docência. Autoridade. Alteridade.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8390



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