A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8390

Palavras-chave:

Docência. Autoridade. Alteridade.

Resumo

O presente artigo propõe-se a levantar reflexões acerca da questão da autoridade inerente à atividade docente. Tal reflexão parte de referenciais teóricos de correntes e períodos históricos distintos, sem a preocupação necessária de abordá-los em uma sucessão linear. O enfoque se dá às dificuldades enfrentadas na tensão entre o ser amado e o ser temido e na difícil decisão a que, frequentemente, os professores, líderes em sala de aula, se sentem pressionados a tomar entre uma coisa e outra. Questiona-se, entretanto, a necessidade real desta possível escolha, com o objetivo geral de trazer à luz a importância de se pensar equilibradamente a autoridade como serviço à alteridade e à autonomia verdadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvis Rezende Messias, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Professor do Instituto Filosófico São José (Diocese da Campanha/MG), da SEE/MG e do COOPEC/TC.

André Luiz Sena Mariano, Universidade Federal de Alfenas

 Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

ABRÃO, Bernadette Siqueira. História da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 4.ed. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.

CASTANHO, Sérgio. CASTANHO, Maria Eugênia. (orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.

FARIA, Marcos Roberto de. Ética e educação jesuítica no século XVI: formar soldados para Cristo. Revista Filosofia Capital. Brasília: v. 5, n. 11, p. 62-76, 2010. ISSN: 1982-6613.

FERRAREZI JR., Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

HOLANDA, Sérgio Buarque de, Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. 18.ed. Tradução de Maria Lúcia Cumo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. V. I. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Coleção Os Pensadores)

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 2.ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2011.

WINCH, Christopher. GINGELL, John. Dicionário de filosofia da educação. Tradução de Renato Marques de Oliveira. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

04/03/2017

Como Citar

MESSIAS, E. R.; MARIANO, A. L. S. A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 815–831, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8390. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8390. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos