A educação infantil em foco: desafios e perspectivas para a educação dos bebês

Autores

  • Jaqueline Delgado Paschoal Universidade Estadual de Londrina
  • Gilmara Lupion Moreno Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina.
  • Marta Silene De Barros Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8530

Palavras-chave:

Educação. Concepções. Práticas. Professoras. Crianças.

Resumo

O artigo discute o trabalho pedagógico nas escolas infantis, a partir das concepções de professoras que atuam no berçário. O objetivo se justifica por problematizar o descompasso existente entre o que pensam e o que fazem essas profissionais, já que, na prática, os cuidados relacionados ao corpo da criança acontecem de maneira mecânica e dissociada de um trabalho intencionalmente educativo. Para se verificar como essa questão é entendida pelas professoras, foi aplicado um questionário com questões abertas que buscou levantar aspectos da organização do trabalho pedagógico com bebês. Os resultados indicam que, do ponto de vista prático, ainda há equívocos bastante significativos na atuação dessas profissionais, já que a preocupação é somente com a higiene e com a segurança física dos bebês. Assim, é necessário que sejam pensadas ações pedagógicas, para o berçário, que considerem o ensino como possibilidade educativa no trabalho com os bebês, visando ao seu aprendizado e ao desenvolvimento integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina

Pós Doutora em Educação pela Universidade Paulista Julio Mesquita- Assis Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londria.

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina.

Pós Doutora em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita- Marilia. Docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Marta Silene De Barros, Universidade Estadual de Londrina.

Pós Doutora em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita- Marilia. Docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

PASCHOAL, J. D.; MORENO, G. L.; FURLAN DE OLIVEIRA, M. R.; DE BARROS, M. S. A educação infantil em foco: desafios e perspectivas para a educação dos bebês. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2174–2190, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8530. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8530. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.