A formação continuada em atendimento educacional especializado: uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem eureka

Paulo Vinicius Tosin da Silva, Gislaine Coimbra Budel, Paulo Ricardo Ross

Resumo


Símbolo da contemporaneidade, a Educação a Distância desponta como tendência no cenário educacional do século XXI, haja vista o grande número de pessoas conectadas no mundo inteiro, reflexo do processo de globalização e volatilidade da informação. Em contrapartida, exige maior comprometimento do aluno que se lança nesta proposta de aprendizagem. A educação em sua concepção ampla é um processo contínuo que visa o aperfeiçoamento do ser em suas faculdades mentais até níveis mais elevados, e a busca de saberes que respondam às demandas sociais. Sem distinção de méritos na educação, a formação continuada impõe-se como cerne da postura docente na atualidade, haja vista a sociedade em constante transformação, que é por sua vez acelerada pelas tecnologias da informação. Sendo assim, o presente artigo retrata a experiência de um curso sobre Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais ofertado na Plataforma Eureka da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, relatando as expectativas dos cursistas em relação ao Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais, as dificuldades na promoção da inclusão de alunos com necessidades especiais, além do próprio desenho didático do curso no que se refere à sua aplicabilidade. Os resultados apontam para necessidade de formação continuada em educação inclusiva com ênfase para o Atendimento Educacional Especializado, que seja de caráter prático, isto é, seu embasamento esteja concatenado com a realidade do aluno com necessidades especiais.


Palavras-chave


Formação continuada; Atendimento educacional especializado; Educação a distância.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.9288



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