Currículo e docência de bacharéis na educação superior privada: desafios da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.10866

Palavras-chave:

Currículo, Docência, Bacharéis, Educação superior.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o campo de atuação docente por parte de bacharéis da educação superior na esfera privada. Tomando a análise documental como esteira metodológica, esta pesquisa exploratória tem caráter qualitativo e bibliográfico, analisa textos clássicos e contemporâneos que tratam dos aspectos da docência na educação superior, além de um breve estado do conhecimento a despeito do que se tem dito academicamente sobre o objeto do artigo, que está estruturado em torno dos seguintes itens: o currículo na docência universitária de instituições privadas, o bacharel atuando como professor, desafios da prática pedagógica na universidade e proposições curriculares: por uma formação pedagógica para bacharéis. Concluímos a especificidade e a centralidade da docência na carreira dos professores de instituições de ensino superior, ao mesmo tempo problematizado os meandros, as limitações e as possibilidades que se fazem presentes na esfera privada. Espaço que não pode e nem deve ser apenas de pesquisa e aplicação de teorias externas a ele, antes, deve possuir autonomia e construir elementos que possibilitem o pleno desenvolvimento de suas demandas, passando, por suposto, pela prática da formação continuada de seus professores, que independentemente se licenciados ou bacharéis têm a responsabilidade coletiva de fazer a universidade cumprir o seu papel: produzir conhecimento.

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Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF


Doutor e Mestre em Educação e Currículo pela UnB. Licenciado em História e Pedagogia. Professor da SEDF e do Centro Universitário Projeção. Líder do grupo de pesquisa: “Currículo e Interdisciplinaridade na Formação Docente” (CNPQ). E-mail: fthiago2002@yahoo.com.br  

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

SILVA, F. T. Currículo e docência de bacharéis na educação superior privada: desafios da prática pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2189–2204, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.10866. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10866. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos