Formação docente on-line à luz do paradigma da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13065

Palavras-chave:

Paradigma da complexidade, Formação docente on-line, Ensinar a condição humana.

Resumo

alicerçar uma educação que venha a atender aos anseios exigidos na docência em diferentes níveis de ensino. A visão da complexidade projeta-se em Sete saberes necessários para a educação no século XX (MORIN, 2000). Nesta pesquisa, optou-se por analisar as contribuições apresentadas pelos professores envolvidos no que se refere ao terceiro saber – ensinar a condição humana. A investigação partiu da proposição de uma formação on-line, realizada pelo grupo de pesquisa, sobre o desenvolvimento do pensamento complexo na formação docente. A metodologia de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, contou com a participação de 25 professores de Matemática, por meio da oferta de um curso de formação pedagógica on-line, estruturado em sete módulos sobre os sete saberes. Elegeu-se como problema: quais são as contribuições dos professores participantes do curso on-line estruturado nos sete saberes para a educação do futuro, de Edgar Morin? Como objetivo geral buscamos: Identificar os construtos dos participantes do curso sobre os Sete Saberes de Edgar Morin com foco no terceiro saber “Ensinar a condição humana”, para buscar a superação da visão conservadora na docência. As contribuições dos professores participantes, a partir de seus conhecimentos, suas experiências docentes e participação no curso on-line, permitiram verificar a pertinência da mudança paradigmática na docência e que se torna necessário ampliar espaços para as reflexões dos professores em processos de formação continuada sobre o pensamento complexo e sobre a aceitação de ensinar a condição humana no meio educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Laiz Freitas da Fonseca Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professora e Técnica da Secretaria Estadual de Educação do Paraná no Núcleo Regional de Educação de Curitiba. Doutoranda em Educação.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pós-Doutorado (U.PORTO).

Edna Liz Prigol, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Bolsista de Estágio Pós-Doutoral (CAPES). Pós-Doutorado (PUCPR).

Referências

ANTONIOLI, C.; PAVÃO, S. M. O. Educação especial: compreendendo a produção do conhecimento com a teoria da complexidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 4, p. 770-781, 2014.

LORENZINI. V. P.; GROSCH. M. S. Reflexões sobre educação na contemporaneidade: certezas, (in)certezas e desafios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 1037-1055, 2017.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2000.

MORAES, M. C. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Rio de Janeiro, 2012.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo, 2000.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, 2001.

MORIN, E; LE MOGNÉ, J. L. A inteligência da complexidade. Petrópolis: Vozes, 2001.

PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PEFOP. Curso online Formação de Professores para uma Prática Inovadora. Sete saberes necessário para educação do futuro. Grupo de pesquisa PEFOP. Disponível em: https://www.pefop.com.br/divulgacao-formacao-de-professores-para-uma-pratica-inovadora/. Acesso em: 6 mar. 2018.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo, 1997.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, 2008.

Publicado

12/08/2020

Como Citar

OLIVEIRA, T. L. F. da F.; BEHRENS, M. A.; PRIGOL, E. L. Formação docente on-line à luz do paradigma da complexidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1888–1902, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13065. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13065. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos