Experiências e apontamentos de professoras de creche sobre inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12210

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Creches, Professores.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar e discutir os dados produzidos por professoras em relação às suas experiências em educação inclusiva com crianças de zero a três anos. Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram 46 professoras de creches públicas de uma cidade de médio porte do litoral paulista, que responderam um questionário semiaberto, relatando suas experiências e dificuldades com relação à inclusão escolar nessa faixa etária. Os resultados apresentados, com base na análise de conteúdo temático, discutem as dificuldades quanto às experiências com inclusão escolar e as experiências bem sucedidas descritas pelas participantes. Acredita-se que este estudo pode contribuir para a discussão sobre a educação para todos na creche e para fomentar reflexões e novos estudos na área.

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Biografia do Autor

Carla Cilene Baptista da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos – SP

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos – SP – Brasil. Professora do Departamento Saúde, Educação e Sociedade e do Curso de Terapia Ocupacional Docente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde  e do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde - modalidade profissional. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal.

Andrea Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos – SP

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos – SP – Brasil. Professora do Departamento Saúde, Educação e Sociedade e do Curso de Terapia Ocupacional. Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde - modalidade profissional. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

SILVA, C. C. B. da; JURDI, A. P. S. Experiências e apontamentos de professoras de creche sobre inclusão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 842–854, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12210. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12210. Acesso em: 29 mar. 2024.

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