Nexos entre gestão, avaliação e o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) em escolas públicas

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Ione Oliveira Jatobá Leal, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araújo

Resumo


Este artigo foi composto a partir da pesquisa sobre a gestão em escola pública de Salvador/Ba, com ênfase na avaliação da aprendizagem, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A referida pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) em parceria com o Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF), e foi constituída por um arcabouço teórico sobre a avaliação, gestão e desempenho escolar, com ênfase no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Consubstanciados nesse arcabouço, desenvolvemos este artigo, cuja finalidade se destina a contribuir com as reflexões sobre as políticas de avaliação da aprendizagem, sobretudo, o IDEB e suas implicações na escola pública. Destacamos, para tal fim, algumas pesquisas que abordam essa temática a fim de subsidiar outras pesquisas que estão voltadas para estes campos de estudos. 


Palavras-chave


Avaliação; Gestão escolar; Desempenho; IDEB.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12865



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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