A gestão democrática no contexto do município de Queimados (RJ): a trajetória de eleição para diretores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13896

Palavras-chave:

Gestão democrática, Eleição de diretores, Seleção de diretores escolares, Gestão escolar

Resumo

O presente artigo debate a trajetória da eleição de diretores das escolas públicas, desde a emancipação na década de 1990, no município de Queimados, localizado no estado do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil. Por meio de análise documental de textos dos poderes executivo e legislativo, pode-se observar que a participação, como dimensão de gestão democrática (LIMA, 2014) afasta-se do centro deste processo. Aspectos relacionados ao desempenho do candidato à direção escolar são cruciais para a participação no pleito e estão sob o crivo do poder executivo. Ademais, a eleição de diretores expressa nos documentos legais gera uma espécie de auto fidelidade, visto a meta 19 do Plano Nacional de Educação que regulamenta a seleção de diretores por meio de consulta pública.

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Biografia do Autor

Bethania Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Associada na Faculdade de Educação e Docente no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

BITTENCOURT, B.; AMARAL, D. P. do. A gestão democrática no contexto do município de Queimados (RJ): a trajetória de eleição para diretores escolares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 168–187, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13896. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13896. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos