Design do curso online “pesquisa como arte” como um meio de melhorar o potencial criativo dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14977

Palavras-chave:

Curso on-line, Abordagem, Estudante, Design, Aprendizado baseado em pesquisa

Resumo

O artigo introduz as possibilidades do ambiente de aprendizagem on-line para manter a motivação e o estímulo dos estudantes em seu trabalho ativo de pesquisa. A comparação do trabalho de pesquisa com a arte permite sugerir as principais tendências para a ativação do potencial criativo dos estudantes no processo de educação na universidade. Foi estabelecido que o ambiente online permite coletar diversas experiências e criar condições para o processo criativo. A estrutura do curso online foi criada pela implementação da tecnologia do MOOR (Massive Open Online Research). Ela incluiu informações (palestras, livros, artigos), recursos para a interação (fórum, bate-papo), coleta de trabalhos dos estudantes para troca de experiências e trabalho colaborativo na área de pesquisa. A seção especial inclui conselhos para o gerenciamento do processo de auto-aprendizado para a ativação do potencial criativo. A abordagem de pesquisa baseada na coleta de dados da área de pesquisa dos estudantes, tais como artigos, trabalhos de curso e teses de mestrado. A análise qualitativa inclui áreas temáticas, área profissional dos estudantes e desenvolvimentos inovadores de herdeiros. O Design do ambiente online baseado na abordagem de pesquisa permitiu oferecer a cada um dos estudantes uma área temática individual de acordo com os interesses profissionais, o que teve um impacto positivo em manter a atenção dos estudantes, a motivação para a aprendizagem ativa e as habilidades para tomar decisões criativas.

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Biografia do Autor

Svetlana Vladimirovna Karkina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of Department of Tatar and cultural studies, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogy.

Manuel Carlos Felgueiras, Polytechnic Institute of Porto (IPP), Porto

Professor of the School of Engineering. Doctor of Philosophy.

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

KARKINA, S. V.; FELGUEIRAS, M. C. Design do curso online “pesquisa como arte” como um meio de melhorar o potencial criativo dos estudantes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 408–418, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14977. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14977. Acesso em: 12 nov. 2024.

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