Educação como categoria filosófica e jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.15990

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Sistema sociocultural, Metodologia

Resumo

O objetivo do artigo é estudar a essência e o conteúdo do conceito de "educação" como categoria filosófica tanto do ponto de vista histórico quanto jurídico. O principal método de estudo do problema foi o dedutivo, que permitiu estudar a educação como característica histórica e filosófica-legal no sistema sociocultural, revelando o problema da autonomia da educação no aspecto político e econômico. O artigo prova que uma análise abrangente e generalizada do pensamento pedagógico russo do século 19, sua composição, estrutura, especificidades, suas principais ideias e problemas, seu lugar no desenvolvimento geral da pedagogia russa é a tarefa mais importante de futuras pesquisas históricas e pedagógicas. Para facilitar ao máximo a execução dessa tarefa, chamaremos a atenção para diversos problemas não resolvidos que não são explicados na historiografia e que impedem sua solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALIKA, D.A. Shellingianstvo v pedagogicheskikh naukakh v Rossii 30-40-kh godov 19 veka [Schellingianism in pedagogical sciences in Russia in the 30-40s of the 19th century], Uchenye Zapiski Gorkovskogo Pedagogicheskogo Instituta, n. 74, 1968.

BASSNETT, S. Translation studies. London, 1991; N.Y., 1991.

BONDAREVSKAYA, E. V.; KULNEVICH, S. V. Pedagogika: Lichnost v gumanisticheskikh teoriyakh i sistemakh vospitaniya. Uchebnoe posobie [Pedagogy: personality in humanistic theories and systems of education. Textbook]. Rostov-on-Don, 1999.

BUZAROV, K. I.; KUDAEV, M. R. Filosofsko-metodologicheskie korni "dreva pedagogiki" [Philosophical and methodological roots of the "tree of pedagogy"]. In: Sbornik materialov Vserossiiskoi nauchno-prakticheskoi konferentsii "Problemy pedagogiki i sistem obrazovaniya" [Proceedings of the All-Russian scientific-practical conference "Problems of pedagogy and education systems"]. Maikop: Publishing House ATU, 2002.

DNEPROV, E. D. Metodologicheskie problemy istorii pedagogiki [Methodological problems of the history of pedagogy]. Sovetskaya pedagogika, n. 5, p. 98, 1986.

GERSHUNSKII, B. S. Filosofiya obrazovaniya 21 veka. V poiskakh praktiko-orientirovannykh obrazovatelnykh kontseptsii [Philosophy of education of the 21st century. In search of practice-oriented educational concepts]. M" Sovershenstvo, 1998.

LEAR, E. The book of nonsense and nonsense songse. Penguin Books, 1996.

ROTENBERG, V. A.; SHABAEVA, M. F. Svyazi Johann Heinrich Pestalozzi s Rossiei v pervoi chetverti 19 veka [with Russia in the first quarter of the 19th century]. Sovetskaya pedagogika, n. 8, 1960.

SCHWALLER, С. The Social effects of the millennium time bomb: Using the internet for social science research. In: IRISS CONFERENCE, 1998, Bristol. Proceedings […]. Bristol, UK, 25-27 mar. 1998.

SHCHEDROVITSKII, G. P. Izbrannye trudy [Selected works]. Moscow, 1995.

STEHR, N. The salt of social science. Sociological Research Online, v. 1. n. 1, 1996. DOI: https://doi.org/10.5153/sro.1301

STOLYARENKO, A. M. Yuridicheskaya pedagogika. Kurs lektsii [Legal pedagogy. Course of lectures]. Moscow: EKSMO, 2000.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

BESTAEVA, E. V.; GRISHNOVA, E. Y.; GRUDTSINA, L. Y.; DOGUZOVA, O. R.; SELEZNEVA, N. A. Educação como categoria filosófica e jurídica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 2974–2983, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.15990. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15990. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.