Políticas de descentralização: o legado da influência capitalista na educação

Autores

  • Fernanda Beatriz de Ávila Rigobelo Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras, UNESP Araraquara/SP.
  • Vanessa Cristina Alvarenga Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras, UNESP Araraquara/SP.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i5.9153

Palavras-chave:

Política educacional, descentralização, capitalismo,

Resumo

As principais mudanças realizadas, nas décadas de 1980 e 1990, para reformar o sistema educacional perpassam, principalmente, nas iniciativas de descentralização. Esta pode ser entendida como uma tentativa do governo em diminuir a responsabilidade da União com a educação. A descentralização chegou a ser explicada e defendida como uma forma de atender as necessidades objetivas da globalização, unindo o global e o local com o intento de adequar à educação às novas exigências produtivas e tecnológicas. De acordo com o discurso neoliberal, a descentralização da educação é vista como uma necessidade. Uma das questões relevantes no contexto de descentralização refere-se ao planejamento. Uma das indagações reporta-se à responsabilidade do planejamento educacional, a saber: quem fica responsável pelo planejamento educacional com a educação em um processo de descentralização? Diante o exposto, o contexto de descentralização suscitou a necessidade de se compreender as mudanças necessárias na atuação dos planejadores educacionais, a estes se atribuíam um papel fundamental na viabilização planejada da descentralização, a fim de que a mesma produzisse os resultados que dela se esperava enquanto consenso de reforma educativa na América Latina. Compreendemos que cada país pode justificar o processo de descentralização da educação de modo diferente, mas todas as justificativas apresentam uma lógica capitalista, que busca cada vez mais fortalecer o setor privado e enfraquecer o Estado.

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Publicado

17/12/2008

Como Citar

RIGOBELO, F. B. de Ávila; ALVARENGA, V. C. Políticas de descentralização: o legado da influência capitalista na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 5, p. 17–29, 2008. DOI: 10.22633/rpge.v0i5.9153. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9153. Acesso em: 13 dez. 2024.

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