Políticas públicas para educação profissional: década de 1990 e a desvinculação do ensino médio e técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9784

Palavras-chave:

Políticas públicas. Educação profissional. Ensino médio. Educação profissional.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as políticas públicas para a educação profissional, em especial da década de 1990, com relação à desvinculação do ensino médio e técnico. O campo de pesquisa foi o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Jaraguá do Sul. De abordagem qualitativa, a pesquisa contou com análise de entrevistas e análise documental, que deram suporte à interpretação de documentos institucionais, leis, decretos e portarias relacionados à educação profissional na década de 1990, principalmente o Decreto n.º 2.208/1997. Como referencial de análise dos dados contamos com a Análise de Conteúdo, referendada por Bardin (2011). Os resultados obtidos por meio das entrevistas a respeito da reforma da educação profissional, da implementação do Decreto 2.208/97 e da extinção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio apontaram que essa política pública contribuiu de maneira significativa para a diminuição da oferta de vagas públicas e gratuitas do ensino médio na instituição. As determinações da reforma da educação profissional acarretaram a queda da qualidade do ensino em virtude da extinção da integração entre educação geral e educação profissional. As políticas públicas deveriam também responder aos desafios de atender a duas demandas: o acesso ao trabalho e a continuidade dos estudos.

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Biografia do Autor

Laurinda Ines Souza de Moraes, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul- IFSC

Trabalha no Instituto Federal de Educação de Santa Catarina Campus Jaraguá do Sul, atua na área Administrativa. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE. Possui Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille www.univille.edu.br

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - Univille www.univille.edu.br

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior, na coordenação pedagógica, na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, práticas educativas, políticas públicas, Arte/Educação, formação de professores e Educação Matemática.

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Publicado

15/01/2017

Como Citar

MORAES, L. I. S. de; PILLOTTO, S. S. D.; VOIGT, J. M. R. Políticas públicas para educação profissional: década de 1990 e a desvinculação do ensino médio e técnico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 108–124, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9784. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9784. Acesso em: 24 dez. 2024.

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