Superação da alienação dos alunos para a realização da leitura crítica

Autores

  • Rosangela Miola Galvão UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10029

Palavras-chave:

Alienação. Linguagem. Leitura crítica.

Resumo

Objetiva-se neste artigo apresentar as possibilidades de uma prática educativa que tem como foco o formar alunos da Educação Básica em leitores críticos. Para tanto, compreender os conceitos de alienação e de linguagem sob a ótica do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural foram essenciais para perceber como os alunos de um 7º ano são capazes de superar este paradigma que contribui para a leitura ingênua dos textos trabalhados em sala de aula. Tratou-se de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica em união com a prática dialética com alunos em uma escola pública situada no norte do Estado de Paraná. Como metodologia foram desenvolvidas doze aulas com material diversificado nas quais a mediação do docente buscou contemplar forma e conteúdo de maneira que ocorresse a desconstrução do conceito de herói fictício representado ao final pela arte do poema haicai. O uso do instrumento celular e whatsapp foram importantes para o desenvolvimento do senso poético. Busca-se, portanto, demonstrar as contribuições do materialismo histórico e dialético para a prática docente e o desenvolvimento humano. As considerações dos teóricos permitem constatar que a linguagem contribui para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores no homem e que a alienação dos sujeitos na sociedade atual afeta consideravelmente a interpretação dos alunos e, consequentemente, a formação para a leitura crítica, que pode ser superada com o uso de uma corrente teórica consciente.

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Biografia do Autor

Rosangela Miola Galvão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Mestre em Educação. Gestora de instituição de ensino fundamental e médio pública.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora em Educação pela UNESP- Marília. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Pedagogia da UEL.

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

GALVÃO, R. M.; FRANCO, S. A. P. Superação da alienação dos alunos para a realização da leitura crítica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1703–1714, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10029. Acesso em: 29 mar. 2024.