Superação da alienação dos alunos para a realização da leitura crítica
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10029Palavras-chave:
Alienação. Linguagem. Leitura crítica.Resumo
Objetiva-se neste artigo apresentar as possibilidades de uma prática educativa que tem como foco o formar alunos da Educação Básica em leitores críticos. Para tanto, compreender os conceitos de alienação e de linguagem sob a ótica do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural foram essenciais para perceber como os alunos de um 7º ano são capazes de superar este paradigma que contribui para a leitura ingênua dos textos trabalhados em sala de aula. Tratou-se de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica em união com a prática dialética com alunos em uma escola pública situada no norte do Estado de Paraná. Como metodologia foram desenvolvidas doze aulas com material diversificado nas quais a mediação do docente buscou contemplar forma e conteúdo de maneira que ocorresse a desconstrução do conceito de herói fictício representado ao final pela arte do poema haicai. O uso do instrumento celular e whatsapp foram importantes para o desenvolvimento do senso poético. Busca-se, portanto, demonstrar as contribuições do materialismo histórico e dialético para a prática docente e o desenvolvimento humano. As considerações dos teóricos permitem constatar que a linguagem contribui para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores no homem e que a alienação dos sujeitos na sociedade atual afeta consideravelmente a interpretação dos alunos e, consequentemente, a formação para a leitura crítica, que pode ser superada com o uso de uma corrente teórica consciente.
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