O ensino de artes no currículo da ducação básica no contexto atual

Contradições e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17132

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino de artes, BNCC

Resumo

No presente artigo, abordamos a Educação Artística na Educação Básica no Brasil, sobre dois pontos de vista: a formação do educador e a compreensão de arte empregada nos documentos oficiais, e, para em seguida fazermos a defesa de uma formação no campo das artes dos professores da educação básica, indispensável ao trabalho docente e a formação integral das crianças e dos adolescentes. Apoiados em pensadores críticos, discutimos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto à dimensão sensível e o discurso das competências ali expresso, e defendemos uma educação em que a estética componha os fundamentos da formação de professores. Quando analisamos a BNCC, é bem perceptível a falta de valorização e de lugar do campo de saber das Artes. É quase inacreditável que na terceira década deste milénio tenhamos que afirmar o ensino de artes e suas repercussões na escola, e suas inquestionáveis contribuições para o desenvolvimento humano. Destacamos assim a formatividade da Arte e o dever de o Estado garantir o direito de aprendizagem das Artes na escola, assegurando uma educação integral ao estudante.

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Biografia do Autor

Edite Colares Oliveira Marques, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutorado em Educação.

José Ernandi Mendes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutorado em Educação.

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Publicado

01/09/2022

Como Citar

MARQUES, E. C. O.; MENDES, J. E. O ensino de artes no currículo da ducação básica no contexto atual: Contradições e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022115, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17132. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17132. Acesso em: 16 abr. 2024.

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