El papel del gestor escolar: estudio de caso sobre los desafíos de la educación pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11997

Palabras clave:

Educación, Escuela pública, Gestor escolar.

Resumen

El presente artículo dice respecto a un estudio de caso sobre el papel del gestor escolar ante los principales desafíos de la educación pública actual y cómo trabaja para intentar solucionar tales desafíos. De esta forma, fue realizada una encuesta con una gestora escolar para comprender a su papel e identificar a los principales desafíos encontrados actualmente en la educación pública en periodo integral. Así siendo, los resultados logrados fueron que los desafíos en la gestión pública escolar están relacionados con los problemas sociales y familiares de cada alumno, con la irregularidad de los recursos financieros, con la falta de personal para trabajar, tanto de profesoras, como de servicios generales, la falta de autonomía de la gestora, la dificultad en mantener el equipo motivado, el exceso de proyectos y la rotación de personal. Para solucionar tales desafíos, la gestora cuenta con la participación efectiva del padres, profesores, empleados, comunidad y poder público

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanise Panont do Nascimento, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste

Advogada e Funcionária Pública. Pós graduada em Gestão Pública pela Unicentro (2016-2018). Possui graduação em Direito pela Faculdade do Norte Novo Apucarana (2010-2014) e graduação em Turismo pela Faculdade Estadual de Ciencias Economicas de Apucarana (2006-2009). 

Cláudio Luiz Chiusoli, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste

Pós Doutorado na PUCPR (2017), Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, Linha de pesquisa: Política Pública, Gestão Pública e Administração Municipal. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), área de concentração em marketing. Mestrado de administração pela Universidade Norte do Parana (1999). Pós graduação de marketing (1994), comportamento organizacional (1998), em estatística (UEL-2005) e Maçonologia: História e Filosofia (UNINTER-2018). Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (1993) e Curso de aperfeiçoamento em gestão administrativa na Drexel University - Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos (2000). Atuou como pesquisador e consultor na área mercadológica para diversas empresas e como credenciado ao Sebrae. Atualmente é professor da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste (Guarapuava) - Departamento de Administração (DEADM). Atuou como professor colaborador do mestrado profissional em tecnologia de alimentos da UTFPR (Londrina) (2013/2015). Atuou como coordenador do NDE (núcleo docente estruturante) da Unifil (Centro Universitário Filadélfia) sediada em Londrina. Lecionou nas seguinte IES: FAAT - Faculdade Arthur Thomas (Londrina), UNOPAR (Londrina), UNIFIL (Londrina), FACESI (Ibiporã), PITÁGORAS (Londrina), FIAP (São Paulo), FATEB (Telêmaco Borba) UNIVEM (Marília) e UNILONDRINA(Londrina). Leciona as disciplinas de Economia, Administração e Marketing nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing estratégico, pesquisa de marketing, planejamento de marketing, sistema de informação de marketing, economia, análise de investimento, administração da produção e outros. Tem publicação em congressos da área de administração como: Enanpad, Contecsi, Semead e artigos em periódicos. Parecerista do Semead, REGE, Revista GEPROS, Revista do ILCT, Funadesp, ABEP e outros. Atua/atuou em cursos de pós graduação do INBRAPE (Londrina), UEL (Londrina), UNIVEM (Marília), UNOPAR (Londrina), PUC (Londrina), FAG (Cascavel), UNIPAR (Cascavel e Umuarama), CESUMAR (Maringá), faculdade LA SALLE (Lucas do Rio Verde) e IPOG (Goiânia). Autor dos livros: 1. Sistema de Informação de Marketing (SIM): Ferramenta de Apoio com Aplicações à Gestão Empresarial. São Paulo: Editora atlas, 2010 2. Estudos em administração com enfoque em pesquisas quantitativas (organização). Guarapuava: Editora Apprehendere, 2018.

Citas

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2000.

BORTOLINI, Jairo César. O papel do diretor na gestão democrática: desafios e possibilidades na prática da gestão escolar. Dourados: UNIGRAN, 2013.

BRASIL. Lei Nº. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. Brasília, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Constituição Federal. In: CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia; NICOLETTI, Juliana. Vade mecum universitário de direito Saraiva. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 07 – 76.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e conhecimento [livro eletrônico]: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2017. Acesso em: 23 jan. 2018.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Futura, 2001.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Projeto político pedagógico. Curitiba: IBPEX, 2003.

FIALHO, Neusa Nogueira. TSUKAMOTO, Neide Mitiyo Shimazaki. Gestão democrática e educação de qualidade: desafios do gestor escolar. Florianópolis: UDESC X ANPED SUL, 2014.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da Pesquisa Científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GRACINDO, Regina Vinhaes. O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigências, práticas, perfil e formação. Brasília: Revista Retratos da Escola, v. 3. n. 4. 2009.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes. V. V. (Série Cadernos de Gestão). 2011.

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 8. ed. Petrópolis: Vozes, V. IV. (Série Cadernos de Gestão). 2012.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografias e Dissertações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MEDEIROS, Fabíola de; et al. Gestão patrimonial, financeira e relações de liderança. Guarapuava: Ed. da Unicentro, 2009.

MIRANDA, José Vicente. Metodologias Inovadoras aplicadas à Educação. Curitiba: IBPEX, 2003.

NESSLER, Nadia Cristina. MIRANDA, Natália Pergher. O Gestor Escolar e os desafios encontrados na função de direção. Três Passos: Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

PASQUINI, Adriana Salvaterra; SOUZA, Marcia Maria Previato de. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá: Ed. da Cesumar, 2012.

VALERIEN, Jean. Gestão da escola fundamental: subsídios para análise e sugestão de aperfeiçoamento. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Novos tempos, novas designações e demandas: diretor, administrador ou gestor escolar. Porto Alegre: Revista UFRGS, v. 17. n. 2. 2001.

WITTMANN, Lauro Carlos. Práticas em Gestão Escolar. 20. ed. Curitiba: IBPEX, 2004.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, UFSC, 2012.

Publicado

06/03/2019

Cómo citar

PANONT DO NASCIMENTO, V.; CHIUSOLI, C. L. El papel del gestor escolar: estudio de caso sobre los desafíos de la educación pública. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 238–254, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.11997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11997. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.