Acerca de los cambios en la escuela secundaria: algunas certezas (in)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12943

Palabras clave:

Escuela secundaria, Política pública, Organización curricular.

Resumen

La discontinuidad de las políticas públicas en la EM es un hecho y se puede observar en las últimas dos o tres décadas, en los diferentes proyectos puestos en marcha para esta etapa. Recientemente una ola reformista ha estado proponiendo modificaciones en el EM. Sin embargo, sabiendo que las reglas formales pueden incluso dirigir acciones y guiar algunas propuestas prácticas, nos guiamos por Ball (1994) para afirmar que es a partir de las reglas informales que la política se adapta a la realidad experimentada. Sobre la base de esta premisa, consideramos que muchas incertidumbres se basan en esta nueva propuesta para el EM, especialmente desde la estructuración curricular y la organización de la enseñanza.

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Biografía del autor/a

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC

Doutorado em Educação, vinculado ao grupo de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Pós-graduação pela UFSC. Dedico-me a pesquisas sobre questões curriculares: as teorias, as políticas públicas e os contextos práticos, com especial atenção aos movimentos que se constituem a partir da efetivação da formação humana integral.

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil.

Pos-Doutorado em Educação: Currícullo e Ensino - pela Barry University, FLORIDA, USA (Fianciamento:CAPES).. Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA. Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de pesquisa de Políticas e Práticas de Currículo e Gestão cadastrado no CNPQ. Diretora da Escola de Educação (Centro de Educação) da UNIVALI . Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí. i. Ampla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Politicas Publicas, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Suas pesquisas estão focadas nos temas: Políticas Públicas, Currículo, e Avaliação Educacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do INEP, atuando ativamente nos Atos e Processos Regulatórios de Avaliação do Ensino Superior da Educação Brasileira, tanto na modalidades presenciais quanto na Educação à Distância.

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Publicado

15/08/2019

Cómo citar

CORRÊA, S. de S.; GESSER, V. Acerca de los cambios en la escuela secundaria: algunas certezas (in). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 680–695, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12943. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12943. Acesso em: 21 nov. 2024.

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