Organização do acesso e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior a partir da instauração do Programa Incluir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14337

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino superior, Deficiência, Educação especial.

Resumo

O Programa Incluir influenciou as políticas institucionais, para a implementação de ações de acessibilidade para pessoas com deficiência no ensino superior, em todos os estados brasileiros. Com o apoio financeiro do MEC, as universidades do Brasil criaram e/ou reestruturaram os núcleos de acessibilidade nas Instituições Federais de Ensino Superior e Instituições Estaduais de Ensino Superior. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar como está a situação atual a partir das produções de teses e dissertações, desde sua publicação, para compreender como as Instituições de Ensino Superior estão se organizando para apoiar o ingresso e a permanência de pessoas com deficiência, após esse aporte financeiro e as publicações das políticas públicas de inclusão no Brasil. Os procedimentos metodológicos dessa pesquisa são de caráter qualitativo e bibliográfico por meio da análise de conteúdo sobre o tema. Os resultados desse período investigado revelaram o avanço da implementação das políticas públicas, após 2005, com a criação dos núcleos de acessibilidade e os apoios para a inclusão de jovens e adultos com deficiência, contudo foi possível identificar a necessidade da formação docente e dos profissionais que atuam nestas instituições para eliminar as barreiras atitudinais e comunicacionais encontradas em muitas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Patricia Tanganelli Lara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Eladio Sebastián-Heredero, Universidad de Alcalá (UAH)

Professor Visitante Estrangeiro (UFMS). Doutorado em Educação (UAH) – Espanha. Pós-Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

14/11/2020

Como Citar

LARA, P. T.; SEBASTIÁN-HEREDERO, E. Organização do acesso e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior a partir da instauração do Programa Incluir. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 1137–1164, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14337. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14337. Acesso em: 29 mar. 2024.

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