Perspectivas para a aplicação de métodos ativos de aprendizagem na educação moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.3.15587

Palavras-chave:

Educação moderna, Métodos ativos de aprendizagem, Abordagens inovadoras, Perspectivas de aplicação

Resumo

O artigo examina as perspectivas de aplicação de métodos ativos de aprendizagem na educação moderna. A pesquisa mostra que as perspectivas de aplicação de métodos ativos de aprendizagem na educação moderna são condicionados pela influência de diversos fatores. Esses fatores podem ser divididos em vários grupos: organização abrangente do ensino, construção de uma comunicação adequada, uso de novas tecnologias de aprendizagem, organização da educação voltada para a personalidade e trabalho em equipe. A pesquisa mostrou que existem barreiras reais e potenciais para os professores usarem métodos de ensino inovadores, mas não existe um paradoxo sério. Não há dúvida de que existe um intenso interesse nas perspectivas e no futuro da aplicação de métodos ativos de aprendizagem na educação moderna e sua aplicação na educação. Ao escolher um método de ensino, deve-se levar em consideração a capacidade dos professores de usar esse método e as condições locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tunzala Verdiyeva, Azerbaijan University (AU), Baku

Head of the Department of Social Work Organization. Doctor of Philosophy in Pedagogy.

Referências

ALIYEV, B.; JABBAROV R. The problem of personality in education.Baku, Educa¬tion, 2008, 136 p. Available: https://lsu.edu.az/new/LSU-Library/l¬b/Stud¬ent_¬/psyc¬holo¬gy.¬php

APEL, H. J. Predavanje, uvod u akademski oblik poucavanja, Zagreb: EruditA,2003. Available: https:¬//libra¬ry.foi.hr/lib/¬knjiga¬.php?B=2¬0&H=&E¬=&V=Y¬&lok

ASTİN, A.W. What matters in college? Four critical years revisited. Jossey-Bass.1993 Available: https://psycnet.apa.org/record/1992-98891-000

AKMHETOVA, G.K. System of Professional Development of Pedagogical Staff in the Republic of Kazakhstan: Update Strategy.Almaty:University of Kazakhstan, 2016, 90 p.

AKSARİN, S. Investigation of the problems of innovative pedagogical activity in the modern vocational education system. Yugorsk State University Bulletin, V.1 (36), p.17-19, 2015. Available: https://cyberleninka.ru/article/n/issledovanie-problem-innova¬tsion¬noy

BEİCHNER, R. J. History and Evolution of Active Learning Spaces. New Directions for Teaching and Learning, 2014, 9-16. Available: http:¬//¬dx.doi.org/10.1002/tl.20081

BOEKAERTS, M.; MUSSO, M.; CASCALLAR, E. Self-Regulated Learning and the Understanding of Complex Outcomes. Educational Psychology International, 2012, 1-81. http://dx.doi.org/10.1155/2012/686385

BONÜELL, C. C.; EİSON, J. A. Active learning: Creating Excitement in the Classroom. ASHE-ERIC, Higher Education Report n. 1.1991, Washington, DC: George Washington University. Available: https://eric.ed.gov/?id=ED336049

BROCKLİSS, L. Curricula. A History of the University in Europe. Cambridge (Reino Unido): Cambridge University Press,1996, Vol. 2., pp.565-620. Available: https:/¬/www-.scirp¬org/(¬S(351jm¬bntv nsjt1aadkp oszje)) /refer ence/Re ferences Paper s.aspx ?ReferenceID=1542008

CLOVİS, L.K.; MARTHA B.A.; PEDRO H.M. Active Teaching and Learning Meth-odologies: Some Considerations, Creative Education, 2015, 6, 1536-1545. Available: http://www¬.scirp.org/ journal /cehttp://d x.doi .org/1 0.423 6/ce.20 15.6 14154

DOYLE, T. Helping Students Learn in a Learner-Centered Envi¬ronment: A Guide to Facilitating Learning in HigherEducation. Sterling, VA: Stylus Publishing. 2008. Available: https://www.¬scirp.org/(S¬(i43dyn45¬teexjx455qlt¬3d2q))/r¬efer¬encaspx?ReferenceID=1542011

FELDER, R.M.; BRENT R. “Learning by Doing.” Chem. Engr.Educ¬ation,2003, 37(4),282-283. Available: https://¬www.¬eng r.ncsu.edu/wp-content/u¬ploads/d¬rive/1¬XaOo9¬WCK¬cMq6-fTcQG¬idOT2¬SDGq¬g70l5/2009-ALpaper(ASQ).pdf

FREEMAN, S.; EDDY, S. L.; MCDONOUGH, M.; SMİT, M. K.; OKOROAFOR, N.; JORDT, H.; WENDEROTH, M. P. Active Learning Increases Students’ Performance in Science, Engineering, and Mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 2014, 111, 8410-8415. Available: http://¬www.¬pnas.¬org/-cont¬ent/111/23/8410.full.pdf

HAKE, R. R. Interactive-Engagement vs. Traditional Methods: A Six-Thousand-Student Survey of Mechanics Test. Data for Introductory Physics Courses. American Journal of Physics, 1998, 66, 64. Available: http://dx.doi.org/10.1119/1.18809

HALPERN, D. F.; HAKEL, M. D. Applying the Science of Learning to the University and Beyond: Teaching for Long-Term Retention and Transfer. Change, 2003, 35, 36-41. Available: http://dx.doi.org/10.1080/00091380309604109

INMACULADA C.; MARİA A.; ESTER T. Motivation for the academic reading of future tea¬chers. Educação & Formação Educ. Form., Fortaleza, 2021, v. 6, n. 1, e3535. DOI: https://d¬oi.org/1¬0.25053¬/reduf¬or.v6i1¬.3535

JUNGES, F.C.; KETZER, C. M.; OLİVERA, V. M. Continued teacher training: Ressignficated knowledge and transformed teaching practices. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.9, p. 88-101, set./dez. 2018. DOI: https:¬//doi.org¬/10.2505¬3/redu¬for.

KRASNOV, S.I. Norms of social design and simulation of innovation. Problems of design in the work of graduate students of OR RAO for 1994 – 1995. Available: ¬https:/¬/cyber¬leni-nka.¬ru/arti¬cle¬/n/instrumentariy-institutsionalnogo-modelirovaniya.

LUCKESİ, C. C. Assessment of school learning: paths taken. Doctoral thesis. Graduate Program in Philosophy of Education. PUC-SP, 1994. Available: http://w¬ww.¬lef¬fa.pro¬.br/te-la4/T¬extos¬

MOCİNİC, S. N. Active teaching strategies in higher education. Metodicki obzori ,2012, 15, vol. 7; 2. DOI: https:/¬¬/doi.org/¬10.32728/mo.07.2.2012.08

MOHAMMED O.; SEİD D.; ABDURAHMAN T. The Practice and Prospects of Active Learning Methods in Wollo University, American Scientific Research Journal for Engi-neer¬ing, Technology, and Scie¬nces, 2020, Volume 65, No 1, pp 1-15.

NAZAROV, A. Modern learning technologies. Textbook. ADPU-publishing house. Baku: 2012, 103 p. Available: http://anl.az/el/Kitab/Azf-269214.pdf

PRİNCE M. J. Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education,2004, 93, 223-231. Available: http://d¬x.doi.¬org/10.¬1002/¬j.2168-9830-0¬809.x

ROÜE, M. B. Pausing Principles and Their Effects on Reasoning in Science. In F. B. Brawer (Ed.), Teaching the Sciences: New Directions for Community Colleges, 1980, pp. 27-34. San Francisco: Jossey-Bass. Available: http://dx.doi.org/10.1002/cc.36819803106

STİENER-HAMSEY, G. How NGOs react: globalization and education reform in the Caucasus, Central Asia and Mongolia. Kumarskaya press, v.31 (2), p.25-36, 2018. DOI: 10.1111 / j. 1467-873X.2008.00426.x.

TAGUNOVA, I.A.; SELİVANOVA, N.L.; VLEEVA, R.A. The category of upbringing in Russian and western studies. Mathematics Education, V.11(1), p.3-9, 2016. DOI: 10.12973/i ser.201 6.2101a.

ZANCHİN, M. R. Le strategie attive, u AA.VV., Le interazioni educative, Roma: Armando, 2002.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

VERDIYEVA, T. Perspectivas para a aplicação de métodos ativos de aprendizagem na educação moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.3, p. 1712–1726, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.3.15587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.