Globalização e infância: outros desafios para a escolarização das crianças

Autores/as

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho Professor da Universidade do Estado do Amazonas e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento no Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga-Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i6.9246

Palabras clave:

Globalização, Infância, Escolarização

Resumen

O objetivo deste texto é fazer uma reflexão acerca dos novos desafios que estão se sedimentando em relação às crianças e suas infâncias e evidenciar a necessidade de serem consolidados espaços em que elas sejam protagonistas nas transformações das formas de entendimento da realidade tanto social quanto educacional. Isto implica numa efetiva participação e se torna lócus privilegiado para a construção das suas culturas infantis, o que, sem sombra de dúvidas, requer a emergência de outras possibilidades e práticas que possam abrir caminhos para que o testemunho das crianças seja reconhecido como fonte de verdade e suas vozes sejam ouvidas e escutadas para a redefinição de uma sociedade com elas e para elas. Uma sociedade menos homogeneizadora – como tanto decanta os ditames da globalização – e que caminhe em direção à diversidade e aos cotidianos das crianças em seus múltiplos e diversos contextos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

19/01/2009

Cómo citar

MUBARAC SOBRINHO, R. S. Globalização e infância: outros desafios para a escolarização das crianças. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 6, p. 18–30, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i6.9246. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9246. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.