Indicadores de qualidade do ensino na reforma educacional paulista

Autores/as

  • Miguel Henrique Russo Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho.
  • Valéria Andrade Silva Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Doutoranda em Educação da Universidade Nove de Julho.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i10.9301

Palabras clave:

Reforma educacional, Política de Educação, Qualidade de ensino,

Resumen

O texto discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da rede estadual de São Paulo e que teve como objetivo identificar como se deu a apropriação, pelos professores, dos fundamentos da reforma do ensino promovida pelo governo Serra (2007-2010). No recorte feito para o estudo, os sujeitos foram os professores de Língua Portuguesa e o professor coordenador da unidade escolar. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a observação, a entrevista e a análise dos planos de ensino. Neste texto discutem-se, com base no discurso dos docentes, os impactos da reforma curricular na qualidade do ensino na unidade pesquisada, bem como do Programa de Qualidade da Escola e seus mecanismos de controle das reformas. Os dados sugerem que pouco, ou quase nada, se alterou na qualidade do ensino, apesar da falaciosa interpretação dos indicadores usados para revelar suas alterações. Os procedimentos utilizados para avaliar a qualidade realizam somente uma medição de variáveis arbitrariamente escolhidas que revelam a opção políticoideológica dos seus formuladores.

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Publicado

30/01/2011

Cómo citar

RUSSO, M. H.; ANDRADE SILVA, V. Indicadores de qualidade do ensino na reforma educacional paulista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 10, p. 72–85, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i10.9301. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9301. Acesso em: 31 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos

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