Estratégia institucional: relação entre o PDI, PPI e planejamento estratégico no IFB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.10069

Palavras-chave:

Plano de desenvolvimento institucional. Projeto pedagógico institucional. Planejamento estratégico. Estratégia. Resultado.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar e caracterizar a relação do Plano de Desenvolvimento Institucional– PDI –, Projeto Pedagógico Institucional – PPI –, e o Planejamento Estratégico, especificamente no âmbito da eficácia organizacional. O PDI, PPI e Planejamento estratégico no Instituição Federal de Brasília – IFB –, se inter-relacionam, interagem em decorrência de sua natureza estratégica como foco nos resultados organizacionais. O estudo de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, é instrumentalizado pela técnica documental e entrevistas semiestruturada, bem como análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a integração eficiente entre PDI, PPI e Planejamento Estratégico, além de comunicar a missão, objetivos e metas institucionais, corroboram na construção de uma instituição de referência com a educação de qualidade, afirmando sua função social, orientando a ação dos servidores e gestores.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Rodrigues de Camargo Dias, Universidade de Brasília

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2012), pós-graduação lato sensu em gestão administrativa em organizações públicas pela UDF (2013), pós-graduação lato sensu em auditoria, perícia e contabilidade pela UNOPAR (2013), pós-graduação lato sensu em gestão pública pela Verbo Educacional (2015), pós-graduação stricto sensu (mestrado) em gestão pública pela Universidade de Brasília UnB (2016). Foi administrador no Instituto Federal de Brasília, Correios e Empresa Brasileira de serviços Hospitalares. Atuou também como professor pesquisador no curso técnico em serviços públicos no IFB em 2015.Atualmente e Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério Público Federal e tem experiência nas áreas de planejamento, projetos, orçamento público, bem como logística, qualidade empresarial e aquisições e contratos no setor público. Vinculado a Universidade de Brasília; localizado na Área Universitária, 01, Vila Nossa Senhora de Fátima - Planaltina - Planaltina, Brasília - DF, 73345-010; e-mail pedrohcamargo@hotmail.com; tel 61-984559153.

Jonilto Costa Sousa, Universidade de Brasilia - UnB

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1995), especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (2003), Mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2006), e Doutorado em Administração pelo PPGA/UnB (2012). Professor Adjunto na Universidade de Brasília no campus de Planaltina (FUP/UnB). Tem linha de pesquisa na área de inovação no âmbito das organizações. Tem experiência nas áreas de Administração e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, qualidade, gestão da inovação, desenvolvimento organizacional. Tem experiência como docente em disiciplinas de cursos de graduação e pós-graduação, na área da Administração. Vinculado a Universidade de Brasília; localizado na Área Universitária, 01, Vila Nossa Senhora de Fátima - Planaltina - Planaltina, Brasília - DF, 73345-010; e-mail jonilto@hotmail.com; tel 61-981389381.

Cecília Cândida Frasão Vieira, Instituto Federal de Brasília

Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (2015) e em Pedagogia Empresarial pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2013). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na área de Educação, incluindo Educação a distância, Educação Profissional e Tecnológica e Educação Inclusiva. Também atua na área de Gestão com foco em desenvolvimento institucional, planejamento estratégico e gestão de projetos e processos.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

DIAS, P. H. R. de C.; SOUSA, J. C.; VIEIRA, C. C. F. Estratégia institucional: relação entre o PDI, PPI e planejamento estratégico no IFB. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 334–349, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.10069. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10069. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos