Do conceito à realidade: a saúde mental dos concluintes de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12652

Palavras-chave:

Saúde mental, Estudante concluinte, Sentimentos.

Resumo

As cobranças exigidas aos acadêmicos concluintes de um curso requerem esforços psicológicos, emocionais e estruturais, além do habitual e por essa razão, os impactos na saúde mental destes, é a temática central deste texto tendo como objetivo compreender as percepções de concluintes do Curso de Pedagogia sobre sua Saúde Mental, no período de finalização do curso. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como participantes os acadêmicos do 9º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada em Sobral-CE, do turno da noite tendo o questionário como protocolo de pesquisa para a coleta de dados. Os dados foram analisados à luz dos autores que tratam da Saúde Mental como Fonaprace (2016). Foi perceptível a dificuldade do estudante em lidar com as emoções na finalização do curso, de forma a interferir em sua saúde mental. Considera-se, por fim, que o acadêmico vive crises em sua Saúde Mental na finalização de sua primeira etapa acadêmica, não tendo, por diversas vezes, o conhecimento desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ednaldo Eufrasio da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE

Graduado em Pedagogia

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutorando e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do Centro Universitário INTA (UNINTA) e do Curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade IEDUCARE. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário INTA (UNINTA). Licenciado em Letras pela Universidade Paulista (UNIP). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Damares de Oliveira Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE

Docente do Curso de Pedagogia.

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA (UNINTA), Sobral, CE

Profa. Me. no Curso de Educação Física- EAD e Fisioterapia do UNINTA e da Faculdade Alencarina (FAL).

Referências

ALMEIDA, J. S. P. A saúde mental global, a depressão, a ansiedade e os comportamentos de risco nos estudantes do ensino superior: estudo de prevalência e correlação. 2014. 237 f. Tese (Doutorado) - Curso de Medicina, Faculdade de Ciências Medicas, Lisboa, 2014. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2939/1/tese.pdf. Acessado em: 19 jan. 2019.

ASSIS, C. L.; SILVA, A. P. F.; LOPES, M. S. Sintomas de estresse em concluintes do curso de psicologia de uma faculdade privada do norte do País. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Instituto Metodista de Ensino Superior, Cacoal - RO, 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/MUD/article/view/3668/3644. Acesso em: 20 jan. 2019.

BRASIL. Transtornos mentais atingem 23 milhões de pessoas no Brasil. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2010/06/transtornos-mentais-atingem-23-milhoes-de-pessoas-no-brasil.pdf. Acesso em: 17 fev. 2019.

CLAUDINO, J.; CORDEIRO, R. Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem. O caso particular dos alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre. In Millenium, n.º 32, p. 197-210, 2006.

DANTAS, C. A. S. O acolhimento humanizado em saúde mental. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/11384/1/2015_CharleiadeAbreudaSilvaDantas.pdf. Acesso em: 17 fev. 2019.

DEPIERI, N. B.; CÍCERO, L. R.; GUIZELLINI, V. S.; BIANCHI, R. O. Qualidade do Sono e Sonolência entre Universitários Formandos. 2016. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/32961 Acessado em: 16 mar. 2019.

FONAPRACE. IV pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras 2014. Uberlândia: FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS, 2016. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

FUREGATO, A. R. F., SILVA, E. C., CAMPOS, M. C.; CASSIANO, R. P. T. Depressão e autoestima entre acadêmicos de enfermagem. Revista de Psiquiatria Clínica, 33(5), 239-244, 2006. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832006000500003&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 17 mar 2019.

MENEZES, P. R.; NASCIMENTO, A. F. Epidemiologia da depressão nas diversas fases da vida. Porto Alegre: Artmed; p. 21-6, 2004.

MINAYO, M. C. L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed Petrópolis: Vozes, 2009.

OMS. Constituição 1946. Disponível em http://www.onuportugal.pt/"oms.doc. Acesso em 23 de maio de 2019.

ONUBR. Saúde mental depende de bem-estar físico e social, diz OMS em dia mundial. Disponível em: https://nacoesunidas.org/saude-mental-depende-de-bem-estar-fisico-e-social-diz-oms-em-dia-mundial/. Acesso em: 21 fev. 2019.

OPAS/OMS. Relatório sobre saúde mental no mundo 2001 – Saúde Mental: nova concepção, nova esperança. Genebra: Organização Mundial da Saúde. Disponível em: http://psiquiatriabh.com.br/wp/wp-content/uploads/2015/01/Relatorio-OMS-da-saude-mental-no-mundo-2001. Acesso em: 27 jan. 2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Métodos de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

VAZ SERRA, Adriano. O stress na vida de todos os dias. Coimbra: Gráfica de Coimbra Ltda. 1999.

Publicado

09/06/2019

Como Citar

SILVA, F. E. E. da; PINTO, F. R. M.; MOREIRA, D. de O.; SOARES, S. L. Do conceito à realidade: a saúde mental dos concluintes de pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 453–465, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.12652. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12652. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)