As juventudes e o Ensino Médio

Perspectivas de futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19448

Palavras-chave:

Ensino Médio, Juventudes, Trajetórias juvenis

Resumo

O Brasil convive com históricas crises no Ensino Médio e diversas reformas têm buscado superar os desafios neste nível de ensino. Atualmente, vive-se um novo momento de reformulação das políticas públicas neste âmbito, já que a legislação atual apresenta fragilidades em sua implementação. A presente pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, pretende analisar a cultura juvenil e o sentido da escola de ensino médio para os jovens, a fim de que os mesmos possam se reconhecer nos currículos e no cotidiano escolar. Os altos índices de evasão e abandono no Ensino Médio devem ser ponto de atenção das políticas públicas, já que a escolarização é o ponto de partida para outras conquistas de ordem profissional, social e cultural.  Considerar as transformações da trajetória juvenil ao longo da história é condição basilar para pensar as reformas do Ensino Médio, concebendo a educação como um processo de construção coletiva do saber, buscando a integralidade do ser humano.

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Biografia do Autor

Mara Regina Zluhan, Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

Orientadora Educacional. Doutorado em Educação - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil.

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Vale do Rio do Peixe

Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil.

Shirlei de Souza Corrêa, Centro Universitário de Brusque

Docente do Programa de Pós-graduação Educação Básica na Universidade Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil. Doutorado em Educação - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil.

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Publicado

03/07/2024

Como Citar

ZLUHAN, M. R.; SANTOS, A. M. dos; CORRÊA, S. de S. As juventudes e o Ensino Médio: Perspectivas de futuro. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023017, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19448. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19448. Acesso em: 3 dez. 2024.