Internacionalizando-se: os desafios para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

Autores

  • Gicele Vergine Vieira Catarinense Federal Institute (IFC)
  • Kyria Rebeca Finardi Finardi Federal University of Espirito Santo (UFES)
  • Gabriela Freire Oliveira Piccin Federal Institute of Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11428

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação superior brasileira, Institutos Federais.

Resumo

O presente estudo baseia-se no pressuposto de que, no atual cenário de globalização, a visão do inglês como língua internacional e as iniciativas de internacionalização são essenciais para a construção de capital social e para promover a circulação da produção acadêmica. Com isso em mente, o objetivo deste estudo é duplo: oferecer uma meta-análise de uma série de estudos que investigaram a internacionalização do ensino superior brasileiro em universidades federais e, com base nessa meta-análise, elaborar considerações sobre os desafios enfrentados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) para se internacionalizarem. Para isso, foi utilizada uma abordagem de meta-análise para avaliar e sintetizar os principais resultados dos cinco estudos incluídos na síntese. Além disso, um questionário semi-estruturado foi aplicado à representantes de dois IFs em uma tentativa de desvendar quais iniciativas de internacionalização foram implementadas nesse contexto. Os dados do questionário foram analisados qualitativamente e uma discussão dos dados foi fornecida levando em consideração a natureza dos programas e ações oferecidos por essas instituições para se internacionalizarem, bem como os desafios que enfrentaram nesta jornada.

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

VIEIRA, G. V.; FINARDI, K. R. F.; PICCIN, G. F. O. Internacionalizando-se: os desafios para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 391–406, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11428. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11428. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos