Professores primários e tecnologia no ensino de inglês no século XXI

Autores

  • Jesús García Laborda Universidad de Alcalá

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.11480

Palavras-chave:

Tecnologia, Atitudes, Formação de profesores, Ensino de inglês.

Resumo

Muito do que acontece na sala de aula é devido às atitudes e valores do professor em relação ao conteúdo e ao procedimento. Além disso, às vezes os alunos têm um efeito poderoso no progresso das aulas. Quando se fala de pessoas obcecadas com a tecnologia, isso é mais visível. Este artigo reflexivo aborda o caso de duas configurações diferentes para a mesma classe em termos do uso de tecnologia para aprendizagem. Duas turmas da Faculdade de Educação e Filosofia e Letras foram comparadas em suas atitudes em relação à criação de um blog como parte de seu curso para a aula de Didática Inglesa. Este documento explica brevemente o papel e a justificativa de tal tarefa e como os alunos de ambas as universidades a abordam. O documento conclui que os estudantes da Faculdade de Educação mostram melhores atitudes e mais interesse do que seus colegas da Faculdade de Letras da Filosofia. Uma série de conclusões reflexivas pode se afogar neste caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesús García Laborda, Universidad de Alcalá

Profesor Titular, Facultad de Educación

Referências

BAX, S. Putting technology in its place: ICT in modern foreign language learning. In: FIELD, K. (Ed.). Issues in modern foreign language teaching. New York: Routledge, 2000. p. 208–219.

BITNER, N.; BITNER, J. Integrating technology into the classroom: Eight keys to success. Journal of Technology and Teacher Education, v. 10, n. 1, p. 95-100, 2002.

BUTLER, D. L.; SELBOM, M. Barriers to adopting technology for teaching and learning. Educause Quarterly, n. 2, p. 22-28, 2002.

GARCÍA ESTEBAN, S.; GARCÍA LABORDA, J. Human communicative dialogic practices in content and language-based educational interactions with technology. The Anthropologist, v. 25, n. 3, p. 220-228, 2016.

HENNESSY, S.; RUTHVEN, K.; BRINDLEY, S. Teacher perspectives on integrating ICT into subject teaching: Commitment, constraints, caution, and change. Journal of Curriculum Studies, v. 37, p. 155–192, 2005.

LUCAS, S. B.; WRIGHT, V. H. Who am I? The influence of teacher beliefs oninstructional technology incorporation. Journal on Excellence in CollegeTeaching, v. 20, n. 3, p. 77-95, 2009.

REISER, R. A. A history of instructional design and technology: Part I: A history of instructional media. Educational Technology Research and Development, v. 49, n. 1, p. 53-64, 2001.

WARSCHAUER, M.; HEALEY, D. Computers and language learning: An overview. Language Teaching, 31, 57-71, 1998.

Publicado

05/03/2018

Como Citar

GARCÍA LABORDA, J. Professores primários e tecnologia no ensino de inglês no século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 741–747, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n2.2018.11480. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11480. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos