Análise de um projeto pedagógico: fractal e teoria do caos para integração de conteúdos

Samara Regia de Andrade, Marianne Louise Marinho Mende, Cristhiane Bazílio de Omena Messias

Resumo


A presente pesquisa buscou discutir os efeitos de um projeto pedagógico da área de Ciências da Natureza e Matemática, realizado em uma Escola de Educação Básica, em que foi utilizado o Estudo dos Fractais como eixo integrador das disciplinas. Como questionamento norteador da pesquisa tinha-se: Como se deu o desenvolvimento das práticas interdisciplinares no projeto e de que forma a mesma contribuiu para a contextualização do ensino, tornando-o significativo?  Para a realização dos objetivos foram analisadas fontes documentais sobre o projeto escolar, além de ser realizada uma entrevista com docentes do Ensino Médio. Como resultados da pesquisa, a partir das entrevistas realizadas pelos professores, emergiram três categorias para discussão. Após análise dos resultados, considera-se que, embora seja desafiador trabalhar a integração das disciplinas, faz-se necessário assumir essa postura na prática docente, visto que possibilitará ao educando o desenvolvimento de competências capazes de responder às crises que a contemporaneidade estabelece.

Palavras-chave


Integração de disciplinas; Contextualização de conteúdos; Práticas interdisciplinares.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12263



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