A literatura como eixo integrador na escola
Um estudo de caso com Cem Anos de Solidão
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.15629Palavras-chave:
Literatura, Ensino, InterdisciplinaridadeResumo
A contemporaneidade se caracteriza pela celeridade e pela falta de tempo para ler; tal peculiaridade motiva uma escassa dedicação aos textos clássicos, os quais são reconhecidamente capazes de promover uma experiência humanizadora. Neste estudo, buscamos avaliar a utilização da obra Cem Anos de Solidão em um projeto escolar interdisciplinar no qual a literatura assumiu a posição de eixo integrador das áreas de conhecimento. O projeto foi proposto aos docentes de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro e adaptado para aplicação. A intervenção foi avaliada através da análise de conteúdo das redações produzidas pelos alunos e de questionários aplicados aos docentes. O papel integrador do projeto proporcionou ao aluno/leitor o desprendimento da realidade imediata, o exercício da imaginação, ampliação da compreensão e de visão de mundo. A intervenção foi positivamente avaliada pelos alunos e professores e o estímulo à leitura de outros clássicos foi fomentando.
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