O brincar e a criança com transtorno do espectro autista: revisão de estudos brasileiros

Autores

  • Isis Albuquerque Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP https://orcid.org/0000-0002-5421-2725
  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12811

Palavras-chave:

Autismo, Desenvolvimento infantil, Infância, Brincar.

Resumo

O brincar caracteriza a infância e contribui significativamente para o desenvolvimento infantil. O objetivo foi identificar na literatura nacional artigos publicados em periódicos com Qualis A1 e A2, tanto na Psicologia como na Educação, que investigaram o brincar relacionado à criança com transtorno do espectro autista (TEA), e sintetizar concepções sobre o brincar com tal público, conforme os dados apresentados nos artigos científicos, rastreados na literatura nacional contemporânea. Foram encontrados 85 periódicos que atendiam aos critérios estabelecidos para o mapeamento, a partir da busca sistematizada realizada pelo descritor “brincar”. Como resultado, 214 artigos foram recuperados, dentre os quais três abordavam o brincar na criança com TEA. Os três estudos investigaram o brincar em grupo e indicaram que, dadas condições necessárias de ensino, as crianças com TEA são capazes de aprender comportamentos relacionados ao brincar. Todavia, uma lacuna que permaneceu em aberto se refere ao brincar entre pares, tanto entre crianças com e sem TEA.

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Biografia do Autor

Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP

Professora Adjunta A Nível 1, credenciada para orientação de Dissertação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação. Doutorado em Psicologia (UFSCAR).

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Publicado

13/04/2020

Como Citar

ALBUQUERQUE, I.; BENITEZ, P. O brincar e a criança com transtorno do espectro autista: revisão de estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1939–1953, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12811. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12811. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos