A medicalização e sua história: normalização e disciplinamento da infância por meio da escola

Fabiola Colombani, Flávia Cristina Castilho Carácio, Daniela Maria Maia Veríssimo

Resumo


O artigo objetiva desenvolver um ensaio acerca da medicalização escolar e sua história, com seu surgimento, e também da instituição escolar. Ainda, refletir sobre o desejo burguês da moral e da ordem com a influência médica na família e escola por meio de práticas medicalizantes e biologizantes do processo de aprendizagem. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos e discutimos o problema da medicalização como uma prática que transforma dificuldades escolares em questões médicas, tratando o corpo biológico como um instrumento de análise e de investidas políticas com o propósito de extinguir todo e qualquer comportamento indesejável na sala de aula. Por fim, associamos a construção argumentativa aqui realizada às ideias de Adorno (1995), Adorno e Horkheimer (1986), Foucault (1979, 2008 a/b), Marques (1994), entre outros.

Palavras-chave


Medicalização; Escola; Disciplina; Normalização.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12929



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