A medicalização e sua história: normalização e disciplinamento da infância por meio da escola
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12929Palavras-chave:
Medicalização, Escola, Disciplina, Normalização.Resumo
O artigo objetiva desenvolver um ensaio acerca da medicalização escolar e sua história, com seu surgimento, e também da instituição escolar. Ainda, refletir sobre o desejo burguês da moral e da ordem com a influência médica na família e escola por meio de práticas medicalizantes e biologizantes do processo de aprendizagem. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos e discutimos o problema da medicalização como uma prática que transforma dificuldades escolares em questões médicas, tratando o corpo biológico como um instrumento de análise e de investidas políticas com o propósito de extinguir todo e qualquer comportamento indesejável na sala de aula. Por fim, associamos a construção argumentativa aqui realizada às ideias de Adorno (1995), Adorno e Horkheimer (1986), Foucault (1979, 2008 a/b), Marques (1994), entre outros.Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
ALMEIDA JR., A. O saneamento pela educação. São Paulo, Tese de doutoramento. Faculdade de Medicina de São Paulo, 1922.
ARIÉS, P. História Social da Criança e da Família e da Família. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1978.
BOARINI, M. L. (org.) Higiene e Raça como projetos: higienismo e eugenismo no Brasil. Maringá PR: Eduem,2003.
COLOMBANI, F.; ARAGÃO, R. M.; SHIMIZU, A. M. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: a medicalização e a coação no desenvolvimento moral. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 193-210, jan./abr. 2014.
CONSTANTINO, E. P.; CARUSO, I. A. (orgs.) Educação e Saúde: realidade e utopias. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.
COSTA, J. F. Ordem Médica e Norma Familiar, 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, M. Segurança, Território, População. Curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2008b.
MARQUES, V. R. B. A medicalização da raça: médicos, educadores e discurso eugênico. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
SARUP, M. Marxismo e Educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.