Os saberes produzidos nos processos formativos em Educação Física para a saúde na escola

O estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16580

Palavras-chave:

Educação física, Escola, Formação, Práxis pedagógica, Saúde

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar as produções e discussões acerca da temática saúde na Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, amparada metodologicamente no Estado da Questão (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2010). O levantamento de dados foi feito no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como interstício temporal as publicações entre 2004 e 2021. Como resultados, constatou-se mediante análise das produções coletadas a preocupação com a necessidade de ampliar as discussões e reflexões acerca da interface saúde, educação e Educação Física, reconhecendo que uma Educação Física para a saúde no âmbito escolar deve permitir a emancipação dos alunos, favorecendo e estimulando a reflexão crítica sobre a temática saúde. Portanto, entendemos que para que esta problematização seja possível é imprescindível que a formação dos professores impulsione novas reflexões acerca da tematização ampliada da saúde para o desenvolvimento da práxis pedagógica na escola.

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Biografia do Autor

Maria Petrília Rocha Fernandes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Mabel Dantas Noronha Cisne, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). 

Kessiane Fernandes Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Aline Lima Torres, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Professor Adjunto e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Doutorado em Saúde Coletiva (UECE).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

FERNANDES, M. P. R.; CISNE, M. D. N.; NASCIMENTO, K. F.; TORRES, A. L.; FERREIRA, H. S. Os saberes produzidos nos processos formativos em Educação Física para a saúde na escola: O estado da questão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1977–1993, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16580. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16580. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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