Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14439

Palavras-chave:

Educação superior, Ensino remoto emergencial, Fatores de aprendizagem, COVID-19

Resumo

Diante da pandemia do Coronavírus, o ensino remoto emergencial foi adotado por grande parte das instituições de ensino superior no mundo. Considerando as súbitas transformações e desafios nesse contexto, o artigo teve por objetivo identificar fatores importantes para o aprendizado no período de ensino remoto. Para tanto, um estudo quantitativo com fins explicativos foi conduzido. A questão de pesquisa foi investigada por meio de um experimento fatorial, realizado com 1069 alunos de graduação de uma universidade brasileira através de um questionário online. A análise de variância foi utilizada para avaliar o efeito dos fatores no aprendizado dos estudantes durante o período remoto. As descobertas revelam que as aulas diretas contribuem mais para o aprendizado dos alunos. Ainda, há uma leve preferência pela dinâmica de trabalho em grupos e pelo uso da plataforma Google Meet, sendo esta preferência maior para os alunos de hard-science. Especificamente, o estudo fornece orientações aos gestores universitários em direção à implementação das práticas mais favoráveis para o aprendizado durante o ensino remoto. Além disso, as descobertas podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias para a criação de modelos educacionais resilientes e sustentáveis, baseados em práticas que potencializam o aprendizado dos alunos.

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Biografia do Autor

Nicole Cecchele Lago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes.

Stela Xavier Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes.

Carla Schwengber ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes. Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

José Luis Duarte Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes. Doutorado em Engenharia Civil (UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

LAGO, N. C.; TERRA, S. X.; CATEN, C. S. ten; RIBEIRO, J. L. D. Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 391–406, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14439. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14439. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos