Tensões entre políticas públicas educacionais e in(ex)clusão escolar de alunos surdos: ecos de um silenciamento?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14450

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Inclusão, Surdo

Resumo

Este texto se inscreve no campo das discussões sobre como a inclusão escolar de surdos têm sido contemplada pelas políticas públicas brasileiras, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Analisam-se tensões entre a letra do texto legislativo e as suas formas de apropriação em contextos escolares. Apoiando-se nos princípios da análise documental e da análise de conteúdo, discutem-se em narrativas de professores de escolas públicas da Baixada Fluminense/RJ percepções sobre a efetividade de processos inclusivos para melhoria da condição humana do sujeito surdo. Os resultados apontam que há uma percepção de distanciamento entre as políticas públicas educacionais e as suas condições de efetivação, e existe a necessidade de discussões mais amplas envolvendo os sujeitos público-alvo dessas políticas, na maioria das vezes silenciados. Assim, é possível entender a garantia dos direitos fundamentais, para além da escola, a partir da escola.

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Biografia do Autor

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Santarém – PA

Professor Assistente do Instituto de Ciências da Educação.

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias – RJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Santarém – PA

Professora Titular do Instituto de Ciências da Educação.

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

CALIXTO, H. R. da S.; RIBEIRO, A. E. do A.; BRASILEIRO, T. S. A. Tensões entre políticas públicas educacionais e in(ex)clusão escolar de alunos surdos: ecos de um silenciamento?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2429–2445, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14450. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14450. Acesso em: 23 dez. 2024.