“Eu me chamo ...”

Identificando contextos formativos e histórias nos nomes de professores rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16478

Palavras-chave:

Formação docente, Narrativas (auto)biográficas, Histórias de vida

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir das narrativas e do método das histórias de vida, e refere-se às pesquisas realizadas nos anos de 2009 e 2012, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, ambas pesquisas realizadas com professores rurais, na Bahia. As narrativas dos colaboradores permitiram o desenvolvimento deste trabalho aqui apresentado, cujo objetivo incide em analisar o que são revelados, referente a contextos e histórias de vida-formação, através dos nomes escolhidos (pseudônimos) pelos professores rurais, expressos nas narrativas (auto)biográficas. Na pesquisa, doze professores foram identificados pelos nomes escolhidos por eles e essa escolha remete a algum lugar ou papel do aspecto da vida e/ou da formação. Conforme ressaltado na literatura, tudo que é narrado é importante e essas escolhas estão ligadas à família, ao contexto, às lembranças da infância, aos gostos, ao jeito de ser e a outras questões. Assim, vale ressaltar a contribuição desse trabalho, pois as narrativas expressam aspectos da identidade e o nome é parte disso. Esses nomes narrados e contextualizados, e seus sentidos e significados, remeteram a uma discussão sobre identidade e formação desses professores rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da UESB/UFRB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB).

Referências

CHAMLIAN, H. C. As histórias de vida e a formação do professor universitário. In: SOUZA, E. C. (org.). Autobiografias, história de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 75-91.

CIAMPA, A. Identidade. In: LANE, S.; CODO, W. (org.). Psicologia social: o homem em movimento. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CIAMPA, A. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CUNHA, M. I. Conte-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1/2, p. 185-195, jan./dez. 1997.

DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GxgXTXCCBkYzdHzbMrbbkpM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 mar. 2015.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luiz Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 81-95.

FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural: formação identidade, saberes e práticas. 2010. 262 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2010.

FERREIRA, L. G. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2014.

FERREIRA, L. G. Educação e contemporaneidade: incertezas, práticas e formação docente para a escola rural. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), v. 12, p. 128-147, 2011a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2011v12n101p128. Acesso em: 17 dez. 2020.

FERREIRA, L. G. Histórias de vida de professoras rurais: apontamentos sobre questões históricas e políticas de formação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 20, p. 105-113, 2011b. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432011000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 dez. 2020.

FERREIRA, L. G. Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, p. 1234-1249, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217. Acesso em: 02 fev. 2021.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum, v. 39, p. 79-89, jan./mar. 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/29143. Acesso em: 03 dez. 2017.

FERREIRA, L. G. Mandalas Pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 61-76, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 11 ago. 2020.

FERREIRA, L. G. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, p. 57-71, 2020a. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 13 out. 2020.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva, v. 11. p. 1-18, jul.2020b. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso em: 07 set. 2020.

FERREIRA, L. G. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 410-431, 2020c. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional docente: cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 58-80, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/508/255. Acesso em: 20 out. 2021.

FERREIRA, L. G.; ANUNCIATO, R. M. M. Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 6, p. 121-137, 2018a. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699. Acesso: 20 set. 2019.

FERREIRA, L. G.; ANUNCIATO, R. M. M. Cartas que revelam a vida: histórias de professores iniciantes da zona rural. Práxis Educacional, v. 14, n. 30, p. 229-246, 2018b. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496. Acesso: 22 ago. 2019.

FERREIRA, L. G; ANUNCIATO, R. M. M. Início da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 421-459, 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/5413. Acesso em: 09 nov. 2020.

FERREIRA, L. G.; PIRES, M. G. P.; FERREIRA, D. S.; DIAS, K. C.; MACEDO, H. S. Um estudo sobre os professores da zona rural e sua formação. Revista Percurso (Online), v. 3, n. 2, p. 41-59, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/49493. Acesso em: 09 nov. 2020.

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese. v. 7, n. único, p. 301-320, 2021. Disponível em: https://revistahipotese.emnuvens.com.br/revista/article/view/52. Acesso em: 20 abr. 2021.

JOSSO, M. C. Experiência de vida e formação. Trad. José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

MINEIRO, M.; A. SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. Pesquisa qualitativa e quantitativa: imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas. Momento - Diálogos em Educação, v. 31, n. 03, p. 201–218, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14538.Acesso em: 25 nov. 2022.

NIAS, J. Changing Times, Changing Identities: Grieving for a Lost Self. Educational Research and Evaluation. Lewes: The Falmer Press, 1991.

NÓVOA. A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NOVOA, A. (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.

PINEAU, G. Experiências de aprendizagem e histórias de vida. In: CARRÉ, P.; CASPAR, P. Tratado das Ciências e das Técnicas de formação. Trad. Pedro Seixas. Lisboa: Instituto de Piaget, 1999. p. 327-348.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

RIOS, J. A. V. P. O lugar do nome e da tradição familiar na constituição das identidades: histórias de vida de alunos e alunas da roça. In: SOUZA, E. C. (org.). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 275-288.

SAMPAIO, C. S. Pesquisa com o cotidiano e as opções interessadas da ação pesquisadora. In: FERRAÇO, C. E.; PEREZ, C. L. V.; OLIVEIRA, I. B. (org.). Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis: DP et Alli, 2008. p. 47-64.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-103.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

SOUZA, E. C. (Auto) biografia, histórias de vida e prática de formação. In: NASCIMENTO, A. D; HETKOWSKI, T. M. (org.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74.

SOUZA, E. C. A formação como processo de conhecimento: histórias de vida e abordagem (auto)biográfica. In: ARAÚJO, M. S. et al. (org.). Vozes da Educação: memória, história e formação de professores. Petrópolis, RJ: DP et. alii; Rio de Janeiro: Faperj, 2008. p. 85-102.

Publicado

08/12/2023

Como Citar

FERREIRA, L. G. “Eu me chamo ...”: Identificando contextos formativos e histórias nos nomes de professores rurais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023124, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16478. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16478. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos