A dimensão conservadora da educação republicana
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16587Palavras-chave:
Conservação, Transmissão, Escola, RepúblicaResumo
O presente artigo reflete acerca da educação republicana, considerando os pressupostos fundamentais que estão em sua base e que, em virtude disso, definem a sua especificidade. Seu objetivo é dar destaque à dimensão conservadora da escola republicana como um de seus traços característicos e cuja efetividade encontra-se na inegociável tarefa de ensinar. Desta perspectiva, o texto tematiza questões acerca da condição humana, do caráter conservador da escola e da função da transmissão subjacente ao ensinar.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016.
BIESTA, G. J. J. The beautiful risk of education. New York: Routledge, 2016.
BRAYNER, F. H. A. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2008.
CHARLOT, B. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Tradução: Sandra Pina. São Paulo: Cortez, 2020.
COSSETIN, V. L. F. Moral asepsis in education. Educação e Filosofia, [S. l.], v. 35, n. 73, p. 391-422, 2021a. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54953. Acesso em: 22 fev. 2022.
COSSETIN, V. L. F. Solitude e isolamento: o caráter formativo do encontro consigo mesmo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1036-1054, set/dez, 2021b. DOI: 10.5335/rep.v28i3.11810.
FENSTERSEIFER, P. E. A tarefa educacional na especificidade da escola. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2020.
KANT, I. Sobre a pedagogia. Tradução: Francisco Cock Fontanella. 2. ed. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1999.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução: Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
ORWELL, G. 1984. Tradução: Karla Lima. Jandira: Princips, 2021.
POMBO, O. Elogio da transmissão. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267156022_Elogio_da_Transmissao_Praise_of_the_Transmission. Acesso em: 09 nov. 2021. Não paginado.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução: Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2016.
SAVATER, F. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
YOUNG, M. Para que servem as escolas. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gian Eligio Soliman Ruschel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.