Percepções sobre o papel do professor de filosofia no processo da experiência filosófica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16948Palavras-chave:
Papel do professor de filosofia, Filosofia, Criação de conceitos, Experiência filosóficaResumo
Este artigo discute as percepções sobre o papel do professor de filosofia. Partiu-se da hipótese da relevância de um ensino de filosofia como experiência que possibilite aos estudantes relacionar os conceitos da filosofia ao seu cotidiano. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados em questionário realizado com 208 professores de filosofia do estado do Paraná. Para organização e análise dos dados, foram utilizados o software Atlas Ti e a análise de conteúdo de Bardin (2016). Contou-se com o referencial teórico de Deleuze e Guattari (2010), além de Mendes (2017) e Obiols (2002). Quatro categorias foram identificadas: criar conceitos; estimular o senso crítico; problematizar a existência; e propiciar uma experiência filosófica. No que concerne ao papel do professor de filosofia, os resultados indicam um ensino que supere a transmissão enciclopédica e caminhe no sentido de uma experiência filosófica, de filosofar a partir do cotidiano.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
DIAS-SANTOS, A. R. As intermitências da filosofia no ensino básico: um quadro histórico-crítico. Semiário de Visu, Petrolina, v. 8, n. 2, p. 23-32, 2020.
GABRIEL, Fábio Antônio. O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica. São Paulo: Pimental Cultural, 2022.
HELLER, A. A filosofia radical. Brasília: Brasiliense, 1983.
HORN, G. B. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2009.
MACHADO, R. Deleuze e a filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
MENDES, A. A. P. Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio. Curitiba: Intersaberes, 2017.
MOSTAFA, S.; CRUZ, D. V. da N. Para ler a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Campinas, SP: Alinea, 2009.
OBIOLS, G. Uma introdução ao ensino de Filosofia. Ijuí, RS: Editora da Unijuí, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.