As estratégias do Brasil e de Portugal para lidar com a pandemia no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17264

Palavras-chave:

Pandemia, Educação comparada, Educação a distância, Políticas educacionais

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar como Brasil e Portugal, países que guardam relações históricas, se posicionaram no enfrentamento da pandemia do coronavírus no contexto educacional. Comparando as estratégias adotadas pelos dois países, se busca responder ao seguinte questionamento: as estratégias adotadas pelos gestores da educação brasileira foram eficientes para enfrentar o momento de crise? Era possível ter seguido outro caminho? Para efetuar tal análise, adotou-se um levantamento bibliográfico, com o detalhamento das ações implementadas pelos dois países para enfrentar o maior desafio educacional do século XXI. Os resultados da análise demonstram que o Brasil, de maneira equivocada, apostou apenas no Ensino Remoto Emergencial, sendo que não havia infraestrutura adequada para fazê-lo, o que prejudicou milhões de estudantes no país. Portugal mesclou formatos e conseguiu melhores resultados, o que acarretou consequências bem visíveis, como um menor tempo de fechamento dos estabelecimentos de ensino.

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Biografia do Autor

Celina Maria Linhares Paiva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira.

Gisafran Nazareno Mota Jucá, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Pós-doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

PAIVA, C. M. L.; JUCÁ, G. N. M. As estratégias do Brasil e de Portugal para lidar com a pandemia no contexto educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023026, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17264. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17264. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos