Educação Ambiental

Descobertas e aprendizagens com crianças da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17744

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação infantil, Psicologia histórico-cultural

Resumo

O presente artigo resulta do projeto realizado com uma turma de crianças da Educação Infantil de uma escola da rede pública federal de ensino da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. As atividades desenvolvidas objetivaram refletir com as crianças sobre a temática ambiental e conscientizá-las sobre a importância do cuidado com o meio onde vivem. O referencial teórico-metodológico ancorou-se na Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e incluiu a observação participante como instrumento para a construção dos dados. Em linhas gerais, identificou-se, por meio das atividades realizadas, que se pode trabalhar com o referido público a partir de atividades voltadas a ações de investigação e descoberta de fenômenos naturais para elas participarem ativamente do processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Raquel Faria Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Pedagogia.

Tatiani Rabelo Lapa Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Colégio de Aplicação (ESEBA). Doutorado em Educação - Linha Saberes e Práticas Educativas (UFU).

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). Doutorado em Educação (UFU).

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Publicado

14/12/2023

Como Citar

DIAS, R. F.; SANTOS, T. R. L.; SILVA, F. D. A. Educação Ambiental: Descobertas e aprendizagens com crianças da Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023132, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17744. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17744. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência