Análise dos fatores que influenciam a satisfação de estudantes de Medicina brasileiros nas modalidades de ensino remota e presencial
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17904Palavras-chave:
Autoavaliação institucional, Satisfação, Ensino Superior, Educação médica, Educação remotaResumo
A satisfação do aluno decorre da comparação entre suas expectativas e a percepção pessoal de qualidade. Esta pesquisa quantitativa objetivou investigar quais fatores melhor explicam a satisfação dos estudantes submetidos a diferentes modalidades de ensino. A amostra é de um curso de Medicina brasileiro que utiliza aprendizagem baseada em problemas. Os recortes temporais foram o segundo semestre de 2020, durante o isolamento social e emprego da modalidade remota (n=249), e o segundo semestre de 2021, após o retorno às aulas presenciais (n=249). A análise de regressão indicou que a satisfação foi explicada por diferentes fatores em função da modalidade de ensino. Na modalidade remota, a satisfação foi influenciada pelo fator "Aluno" (57,1%), dependente do estímulo do professor. Já na modalidade presencial foi influenciada pelo fator “Aula” (57,3%), mais relacionada ao protagonismo do aluno e às atitudes do docente no processo de aprendizagem.
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