Análise dos fatores que influenciam a satisfação de estudantes de Medicina brasileiros nas modalidades de ensino remota e presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17904

Palavras-chave:

Autoavaliação institucional, Satisfação, Ensino Superior, Educação médica, Educação remota

Resumo

A satisfação do aluno decorre da comparação entre suas expectativas e a percepção pessoal de qualidade. Esta pesquisa quantitativa objetivou investigar quais fatores melhor explicam a satisfação dos estudantes submetidos a diferentes modalidades de ensino. A amostra é de um curso de Medicina brasileiro que utiliza aprendizagem baseada em problemas. Os recortes temporais foram o segundo semestre de 2020, durante o isolamento social e emprego da modalidade remota (n=249), e o segundo semestre de 2021, após o retorno às aulas presenciais (n=249). A análise de regressão indicou que a satisfação foi explicada por diferentes fatores em função da modalidade de ensino. Na modalidade remota, a satisfação foi influenciada pelo fator "Aluno" (57,1%), dependente do estímulo do professor. Já na modalidade presencial foi influenciada pelo fator “Aula” (57,3%), mais relacionada ao protagonismo do aluno e às atitudes do docente no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celimara Gamba Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

Denise de Oliveira Alonso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

Celso Machado Junior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Doutorado em Administração (UNINOVE). Pós-doutorado (USP).

Referências

ALBUQUERQUE, L. G. M. et al. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de medicina. Revista Educação em Saúde, v. 7, n. 2, p. 101-110, 2019. Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/article/view/3916. Acesso em: 15 nov. 2022.

ALCÂNTARA, V. C. et al. Dimensões e determinantes da satisfação de alunos em uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 3, p. 193-220, 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11967. Acesso em: 15 nov. 2022.

ASSIS, R. C. C.; MOURA, G. L.; ALVES, M. A. Satisfação dos estudantes de cursos de gestão de uma instituição superior pública. ForScience, Formiga, v. 8, n. 1, e00656, 2020. Disponível em: http://forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/656. Acesso em: 15 nov. 2022.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso 15 nov. 2022.

BRITO, C. A. F.; CAMPOS, M. Z. Facilitando o processo de aprendizagem no ensino superior: o papel das metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 371-387, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11769/8024. Acesso em: 15 nov. 2022.

BRITO, C. A. F.; LOBO DA COSTA, N. M.; DINIZ, S. N. Novos gestos didáticos no Ensino Remoto Emergencial: Lições aprendidas na docência em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 53-71, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14989. Acesso em: 15 nov. 2022.

CAMPOS FILHO, A. S. et al. O ensino remoto no curso de Medicina de uma universidade brasileira em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 01, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/qSpb9PH3SQRyj8ScJLSwSPc/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

FADEL, C. B. et al. Satisfaction with the academic experience among graduate students of a brazilian public university. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 66, n. 1, p. 50-59, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgo/a/KXSZKXJVWv4dJjdMbCFRg7Q/?lang=en. Acesso em: 15 nov. 2022.

FOO, C.; CHEUNG, B.; CHU, K. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the COVID- 19 pandemic. BMC Medical Education, v. 21, n. 1, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-021-02575-1. Acesso em: 15 nov. 2022.

FOSSA, R. S. et al. H. Ensino remoto emergencial em um curso de medicina: avaliação do trabalho docente na perspectiva discente. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, e024654, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24654. Acesso em: 15 nov. 2022.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2019.

GRESELE, W. D.; OBANA, R. S.; SANTI, W. B. Abordagens de estudo e percepções do ambiente de ensino e aprendizagem em uma instituição de ensino superior brasileira. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 21, n. 1, p. 7-28, 2022. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/23190. Acesso em: 15 nov. 2022.

HAIR JUNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MACHADO, C.; OLIVEIRA, J. M.; MALVEZI, E. Repercussões das diretrizes curriculares nacionais de 2014 nos projetos pedagógicos das novas escolas médicas. Interface, Botucatu, v. 25, e200358, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/V3H87bcLY94p5dMFXPqQFKd/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

MEURER, A. M. et al. Estilos de Aprendizagem e Rendimento Acadêmico na Universidade. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 16, n. 4, p. 23-43, 2018. Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/9955. Acesso em: 15 nov. 2022.

MORETTI-PIRES, R. O. et al. Estratégias pedagógicas na educação médica ante os desafios da COVID-19: uma revisão de escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 1, p. e025, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/BB9TpJF7VSszhQRxbxxfvBh/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

OLIVEIRA, B. R. et al. Implementação da Educação Remota em tempos de pandemia: análise da experiência do estado de Minas Gerais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 84-106, jan./mar. 2021a. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13928. Acesso em: 15 nov. 2022.

OLIVEIRA, V. P. et al. Autoeficácia no ensino superior e satisfação com as experiências acadêmicas: percepções de estudantes de educação física. Movimento, v. 26, e26087, 2021b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/101307. Acesso em: 15 nov. 2022.

OSTI, A.; ALMEIDA, L. S. A satisfação acadêmica no contexto do ensino superior brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1558-1576, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16088. Acesso em: 12 fev. 2023.

PEREIRA FILHO, E. et al. Factores que crean una ventaja competitiva: consonancias y diferencias entre gestores y estudiantes de instituciones educativas. Contaduría y administración, v. 64, n. 3, e111, 2019. Disponível em: http://www.cya.unam.mx/index.php/cya/article/view/1581. Acesso em: 12 fev. 2023.

PEREIRA-NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Adaptação e evidências de validação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota (QSEA-R). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2626-2647, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16756. Acesso em: 12 fev. 2023.

RECH, G. Z.; PESCADOR, C. M. Ensino remoto em tempos de pandemia:COVID-19 suas implicações na interação professor-estudante - uma perspectiva freireana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 2, p. 1264-1278, jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16075. Acesso em: 12 fev. 2023.

SILVA, J. C. et al. A relação entre o mix de marketing de serviços, satisfação e lealdade no ensino superior: um estudo de caso de uma IES do terceiro setor. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 9, n. 3, p. 47-63, 2018. Disponível em: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/523. Acesso em: 12 fev. 2023.

SILVA, J. R. C. et al. A incidência dos mecanismos isomórficos nos processos de autoavaliação institucional. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 173-186, 2019. Disponível em: https://navus.sc.senac.br/navus/article/view/903/pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

SOARES, A. B. et al. A Satisfação de Estudantes Universitários com o Curso de Ensino Superior. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 41, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/C7Mc5LcL96y5ff3MK8FsX3J/. Acesso em: 12 fev. 2023.

VIANA, H. B.; RAMOS, M. L.; ROZA, R. H. Estilos de aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação no curso de direito. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1823-1837, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13453. Acesso em: 12 fev. 2023

Publicado

19/12/2023

Como Citar

GAMBA LIMA, C.; ALONSO, D. de O.; MACHADO JUNIOR, C. Análise dos fatores que influenciam a satisfação de estudantes de Medicina brasileiros nas modalidades de ensino remota e presencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023140, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17904. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17904. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos