Formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17993

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo tem como temática a formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais. O objetivo é conhecer o panorama dos estudos sobre a temática das relações étnico-raciais na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, que buscou trabalhos no Portal de Periódicos da CAPES e na revista Química Nova na Escola. Utilizamos os descritores “Formação de Professores”, “Ensino de Ciências” e “Relações Étnico-Raciais”, localizando um somatório de 391 artigos científicos. Após a seleção, consideramos cinco textos como amostra final da revisão. Podemos inferir que os estudos apresentaram uma lacuna sobre a temática da formação de professores de ciências paras as relações étnico-raciais e que é necessário um incentivo da academia para que este hiato seja efetivamente preenchido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ALVINO, A. C. B.; SILVA, A. G.; LIMA, G. L. M.; CAMARGO, M. J. R.; MOREIRA, M. B.; BENITE, A. M. C. Metalurgia do ferro em África: a Lei 10.639/03 no ensino de química. Química Nova na Escola, [S.I], v. 43, n. 1, p. 390-400, 2021. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_4/09-EQF-64-20.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 1, 2003.

BRASIL. Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 2008.

BRASIL. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: SEPPIR; MEC/SECAD, 2013.

CAMARGO, M. J. R.; BENITE, A. M. C. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 42, p. 691-701, 2019. DOI: 10.21577/0100-4042.20170375. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/nxp6kmy7nHDPYcMffThdScH/. Acesso em: 01 nov. 2023.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 53-67.

CRUZ, G. R.; LIMA, M. R.; NASCIMENTO, S. S. Jogos eletrônicos na formação de professores: uma revisão sistemática no portal de periódicos da capes. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 23, n. 2, p. 117-141, 2020. DOI: 10.4025/tpe.v23i2.52971. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/52971/751375151337. Acesso em: 5 mar. 2022.

DIAS, T. L. S.; FERNANDES, K. M.; ARTEAGA, J. S.; SEPÚLVEDA, C. Cotas raciais, genes e política uma questão sociocientífica para o ensino de ciências. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas [online]. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 303-324.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, 2003. DOI: 10.1590/S1517-97022003000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sGzxY8WTnyQQQbwjG5nSQpK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 abr. 2023.

GOMES, N. L. Educação e Relações Raciais: Refletindo Sobre Algumas Estratégias de Atuação. In: MUNANGA, K. (org.). Superando o Racismo na Escola. 2. d. Brasília, DF: MEC: SECAD, 2005. p. 143-154.

GOMES, N. L. Sem perder a raiz: Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 01 abr. 2023.

JESUS, M. S.; SILVA AGUIAR, A. Caminho con (di) vergente para a educação das relações étnico-raciais nas licenciaturas do campus Jk da UFVJM. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54715. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54715. Acesso em: 1 nov. 2023.

MASSI, L.; MORIS, A. A.; PIZA, C. T.; PRIMO, C. M.; CRUZ, E. M. C.; FACIROLLI, E. M. S.; CARVALHO, F. F.; PEDROSO, J. V. C.; NICHOLSON, M. I. G.; FERREIRA, T. L. Propostas de Ensino de Química focadas nas Questões Étnico-Raciais: uma experiência na licenciatura e seus desdobramentos para o nível médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/03-QS-75-19.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.

MOREIRA, P. F. S. D.; FILHO, G. R.; FUSCONI, R.; JACOBUCCI, D. F. A bioquímica do candomblé–possibilidades didáticas de aplicação da Lei Federal 10639/03. Química nova na escola, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 85-92, 2011. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_2/03-EA3610.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.

SALGADO, T. D. M.; MOÇO, M. C. C.; SILVA, M. T. X. Interfaces disciplinares no ensino de ciências: uma perspectiva docente. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 200-209, 2019. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_2/12-AF-51-18.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.

SILVA, E. M. S.; JUNIOR, W. E. F. Arte na Educação Para as Relações Étnico-raciais: Um Diálogo com o Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 79-88, 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_2/QNESC_40-2_revista_baixa.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.

SILVA, J. P.; ALVINO, A. C. B.; SANTOS, M. A.; SANTOS, V.; BENITE, A. M. C. Tem dendê, tem axé, tem química: sobre história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, 2017. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/05-EA-73-15.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.

SILVA, J. P.; FAUSTINO, G. A. A.; ALVINO, A. C. B.; BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C. Leite em “mama” África e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 1, p. 4-12, 2020. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/QNESC_42-1_revista_baixa.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.

VERRANGIA, D; SILVA, P. B. G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 705-718, 2010. DOI: 10.1590/S1517-97022010000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/wqb8HvXMVG8C8KD7hKn5Tms/?format=pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

Publicado

19/03/2024

Como Citar

JESUS, G. B. de; REBOUÇAS, V. F. dos S. L.; SILVA, Y. F. de O. e. Formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024036, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17993. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.