Formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17993

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo tem como temática a formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais. O objetivo é conhecer o panorama dos estudos sobre a temática das relações étnico-raciais na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, que buscou trabalhos no Portal de Periódicos da CAPES e na revista Química Nova na Escola. Utilizamos os descritores “Formação de Professores”, “Ensino de Ciências” e “Relações Étnico-Raciais”, localizando um somatório de 391 artigos científicos. Após a seleção, consideramos cinco textos como amostra final da revisão. Podemos inferir que os estudos apresentaram uma lacuna sobre a temática da formação de professores de ciências paras as relações étnico-raciais e que é necessário um incentivo da academia para que este hiato seja efetivamente preenchido.

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Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

19/03/2024

Como Citar

JESUS, G. B. de; REBOUÇAS, V. F. dos S. L.; SILVA, Y. F. de O. e. Formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024036, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17993. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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