Estado gerencialista e trabalho docente nos sistemas públicos municipal e estadual de Jataí – Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18834

Palavras-chave:

Gerencialismo, Controle do trabalho docente, Sistema público de educação

Resumo

O artigo analisa o trabalho docente no contexto do Estado Gerencialista nos sistemas públicos municipal e estadual de Jataí – Goiás. O texto resulta de pesquisa de campo, utilizando o Google Forms como instrumento de coleta de dados, junto a 50 docentes dos dois sistemas, incluindo coordenadores pedagógicos e gestores. A análise, de natureza qualitativa, foi feita com base no método do materialismo histórico-dialético. Como resultado, notou-se a ação reguladora e fiscalizadora do Estado gerencial, identificado na intensificação laboral, falta de estrutura de trabalho e exigência de produtividade.

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Biografia do Autor

Ari Raimann, Universidade Federal de Jataí

Professor associado IV, atuando na Graduação e Pós-Graduação, Faculdade de Educação.

Sandorlei Aparecido da Silva, Conselho Municipal de Educação

Presidente do CME, docente do sistema público municipal de Jataí,GO. Egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE.

Referências

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Publicado

21/12/2023

Como Citar

RAIMANN, A.; SILVA, S. A. da. Estado gerencialista e trabalho docente nos sistemas públicos municipal e estadual de Jataí – Goiás. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023147, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18834. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18834. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos